Relatorio de micro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SELMA APARECIDA ARAUJO NERY BARROS

MAT. 10211020081

POLO ITAOCARA



RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

A DINÂMICA POPULACIONAL DOS MICRÓBIOS EM VÁRIOS AMBIENTES



INTRODUÇÃO

Os micróbios foram de grande importância para a evolução das condições de vida na Terra, para demonstrar seu crescimento rápido em praticamente todos os ambientes da Terra, criamos vários ecossistemas paraalojar diferentes microbiotas em função das condições ambientais. Com isto, vamos perceber como os micróbios foram se adaptando e modificando o ambiente no planeta, ao longo do tempo. Além disso, vamos ver por meio prático, as associações que os micróbios vivem, chamadas biofilmes.

OBJETIVOS

o Demonstrar que a diversidade de populações microbianas se desenvolve de acordo com as condiçõesnutricionais e físico-químicas (luz e temperatura) encontradas nos ambientes, ao longo do tempo.

o Descrever a forma de associação que os micróbios utilizam para formar comunidades e, assim, sobreviver na Natureza.

MATERIAIS

o fita adesiva;

o uma garrafa de plástico transparente de 2 litros, para cada experimento;

o caneta de retroprojetor;

o dois baldes pequenos;

o papel-toalha;o um funil (pode ser o gargalo de uma garrafa de refrigerante);

o uma xícara ou caneca;

o cinco xícaras de lama ou de terra, recolhidas dos seguintes locais: Barro da rua e terra próxima ao curral;

o cinco xícaras de água, dos seguintes ambientes: água mineral e água de torneira;

o folhas, normais e secas;

o lâminas para microscopia;

o lamínulas para microscopia;

omicroscópio óptico;

o uma colher de sopa de giz branco polvilhado.



PROCEDIMENTOS

1 – Preparar as garrafas usando terra dos locais diferentes.

1.1. Coloque as cinco xícaras de terra em um balde pequeno. Cate todos os galhos, folhas e pedras. Mexendo bem com a colher, acrescente água lentamente até que a terra adquira a consistência de nata grossa. Acrescente à mistura as folhas picadas como barro e terra de quintal) e uma colher de sopa de giz. Misture os conteúdos suavemente. Deixe em repouso por 10 minutos para que os novos ingredientes absorvam a água. Tenha certeza de que a mistura possui uma consistência que a permita passar facilmente pelo funil. Se houver necessidade acrescente mais água.

1.2. Faça um rótulo para a garrafa, anotando o local de origem da terra, e anatureza da água reutilizada. Fixe o funil na boca da garrafa com fita adesiva. Segure com firmeza no lugar. Vá acrescentando a mistura de lama ou terra na garrafa até atingir a altura de aproximadamente um centímetro (1cm). Bata gentilmente a base da garrafa na mesa, uniformizando a mistura. Repita esse procedimento até a mistura alcançar quatro ou cinco centímetros antes do topo da garrafa. Tampe-a.1.3. Foram feitas 4 garrafas, sendo duas delas feitas com o mesmo material (barro, água do rio e folha de jambo), expondo uma a luz e a outra não. As outras duas garrafas também foram feitas com o mesmo material (terra de quintal, água de torneira e folha), expondo também uma a luz e outra não.

2. Criação de Biofilme: Foi separado em um recipiente um pouco do material das garrafas 1 e 2(barro, água de torneira e folha), e em outro recipiente foi colocado parte do material das garrafas 3 e 4 (terra , água mineral e folha ). Enterrei em cada um dos recipientes 3 lâminas para microscopia e deixei em repouso em local fresco, seco e sem incidência de luz direta. A observação dessas lâminas serão feitas no dia 08/09/12.



RESULTADOS

As garrafas foram fotografadas no dia em queforam feitas (28/07/12), para que os resultados pudessem ser comparados de acordo com o que viesse a surgir:



As garrafas foram feitas no dia28 /07/12, e observadas a cada dois dias. Foram confeccionadas com giz em pó.
A partir daqui as garrafas serão citadas apenas como números, então segue abaixo a listagem com os números, seus respectivos conteúdos e a que condição que foram...
tracking img