Origem da pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO FIMCA

GESTÃO COMERCIAL 3° PERÍODO

VALÉRIA DE FÁTIMA BRUNO

PESQUISA OPERACIONAL

PORTO VELHO/ RO
2013

VALÉRIA DE FÁTIMA BRUNO

PESQUISA OPERACIONAL

Esse Trabalho sobre a História (Origem) da Pesquisa Operacional, foi elaborado como requisito parcial para obtenção de nota no curso de Gestão Comercial Gestão Comercial 3º Período apresentado àsFaculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

Professor: Celso Ribeiro

Porto Velho/ RO
2013

INTRODUÇÃO

PESQUISA OPERACIONAL

A Pesquisa Operacional (PO) trata da modelagem matemática de fenômenos estáticos ou dinâmicos. Os problemas estáticos são denominados por determinísticos. Nestes problemas, todos os componentes são conhecidos a priori e nenhuma aleatoriedade em suaocorrência é admitida. Os problemas dinâmicos são denominados estocásticos, e seus elementos apresentam uma probabilidade de ocorrência em uma determinada form. Este material aborda problemas determinísticos de Pesquisa Operacional.
Os problemas de PO existem desde longa data. Somente a partir da 2ª Grande Guerra, e é sobre isso que falaremos “A Origem da Pesquisa Operacional”.

Origem daPesquisa Operacional

A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada cujo objetivo é a melhoria da performance em organizações, ou seja, em sistemas produtivos usuários de recursos materiais, financeiros, humanos e ambientais (os chamados "meios de produção"). Ela trabalha através da formulação de modelos matemáticos a serem resolvidos com o auxílio de computadores, sendo feita em seguida aanálise e a implementação das soluções obtidas. Dessa forma, a técnica é precedida pela modelagem e seus resultados são sujeitos à análise de sensibilidade.
A modelagem tem muito de arte e exige o desenvolvimento de uma capacidade (em grande parte não lógica) de interação com o problema, seus agentes e seu meio ambiente. O modelo matemático, que é uma simplificação, dificilmente pode levarem conta muitos aspectos não qualificáveis que aparecem no exame do problema e por isso a análise de sensibilidade deve ser realizada para avaliar o seu significado e a sua influência. Enfim, a implementação da decisão reata o contato com a realidade do problema e com o meio no qual ele se encontra inserido.
O campo de atuação da PO se estende da produção de matérias-primas e bens de consumoao setor de serviços e às aplicações de interesse social como as relacionadas à saúde, à educação e à psico-sociologia, no que concerne a modelos organizacionais e descritivos. Esta multiplicidade de aplicações aponta para a necessidade de se evitar a estreiteza da especialização, o que levou a Área a adotar uma orientação metodológica, facultando a seus alunos, tanto como a seusdocentes/pesquisadores, uma ampla gama de oportunidades em termos de novos problemas. Esta orientação foi adotada no trabalho didático associado à formação de mestres, resultando daí uma formação bastante eclética que procura abranger os diversos aspectos do mercado de trabalho no que se refere ao instrumental teórico.
Segundo Hillier/Lieberman no seu livro Introdução À Pesquisa Operacional, “Em resumo,pesquisa operacional diz respeito à tomada de decisão ótima em, e modelação de, sistemas determinísticos que se originam na vida real.”

- ORIGEM DA PESQUISA OPERACIONAL
Por volta de 1938 surge o termo operational research que está estreitamente vinculado à invenção do radar, que ocorreu em 1934, na Inglaterra. O radar era utilizado principalmente para detectar presença de inimigos em territóriobritânico. Pesquisa Operacional é a tradução direta do termo para o português. Em 1941, foi criado a Seção de Pesquisa Operacional do Comando da Força Aérea de Combate da Inglaterra com o intuito de auxiliar decisões de guerra para que estas fossem tomadas da melhor forma.
“A análise científica do uso operacional de recursos militares de maneira sistemática foi iniciada na Segunda Guerra...
tracking img