Icrobiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ISOLAMENTO E CRESCIMENTO BACTERIANO

1- Introdução:

Nos ambientes naturais os microorganismos se encontram, quase sempre, sob forma de populações mistas. Assim sendo, para que seja possívelestudar as características das espécies que compõem estas misturas, é necessário fazer seu isolamento em cultura pura.
O isolamento bacteriano é a obtenção de indivíduos de mesma espécie, apartir de culturas ou amostras polimicrobianas inoculadas em um meio de cultura.
O meio de cultura consiste em um material nutritivo, preparado em laboratório, que se destina ao cultivo artificialdos microorganismos, devendo portanto fornecer os nutrientes indispensáveis ao seu crescimento.
Trabalhar com culturas puras (isoladas) é de fundamental importância em Microbiologia, para podermosidentificar corretamente a bactéria patogênica e testar sua sensibilidade ou resistência frente a diversos agentes antimicrobianos.
O termo crescimento, quando aplicado a organismosunicelulares como as bactérias, refere-se ao aumento do número de indivíduos presentes na população. Para que ocorra esse crescimento é necessária que seja fornecido à bactéria determinada condição nutricional eambiental.

2- Meios de cultura:

2.1- Classificação dos meios de cultura quanto à consistência:

- Meios sólidos: São utilizados para o isolamento bacteriano, podem ser distribuídos em placas dePétri ou em tubos de cultura. Possuem a concentração de 1,2 a 1,5% de ágar-ágar.

- Meios líquidos: São destituídos de ágar. Geralmente são utilizados como meios de transporte ou de enriquecimento.

-Meios semi-sólidos: São utilizados para testar a motilidade das bactérias. São meios que contém 0,4% de ágar-ágar.

Observação: Os primeiros meios utilizados em bacteriologia foram os líquidos, até que,em 1.880, Koch introduziu os meios sólidos, adicionando uma substância vegetal (extraída de algas marinhas) denominada gelose ou ágar-ágar, a qual dá consistência aos meios embora não tenha nenhum...
tracking img