Trabalho sobre modais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[Digite o nome da empresa] |
Modais aeroviário e dutoviário
|
Trabalho de introdução a logística. |

Nome: Thais Tavares de OliveiraMatrícula: 51311636
|

MODAL AEROVIÁRIO

Transporte adequado para mercadorias de alto valor, ou seja, objetos caros como pedras preciosas, jóias, documentos, nos quais necessitem de urgência para serem entregues.
As vantagens desse modal seria arapidez e segurança na locomoção das cargas, otimizando custos com embalagens e estocagens de materiais e mercadorias perecíveis.
Porém pode trazer desvantagens perante aos outros modais, pois seu custo é elevado, além da capacidade e peso carregado ser menor.
Curiosidade: Apesar de parecer que são poucos, no estado de São Paulo existem hoje 32 aeroportos, com 5 deles administrados pela INFRAERO:Congonhas, Campo de marte, Guarulhos, São José dos campos e Viracopos.
Conceitos Gerais
O transporte aéreo é baseado em normas da Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA - International Air Transport Association). A associação das empresas aéreas na IATA não é obrigatória. A IATA representa as companhias aéreas e estabelece tarifas máximas fixadas anualmente, com base nas rotas e nosserviços prestados.
As tarifas aéreas, no entanto, podem ser reduzidas em função de acordos bilaterais entre os governos e da competição resultante de programas de desregulamentação. Os produtos a serem embarcados por via aérea devem ser pesados e medidos, pois as normas da IATA estabelecem que um determinado peso não pode superar um volume máximo. A unidade de volume equivale a 6 mil cm3/Kg.Quando este limite é ultrapassado, o frete é calculado por volume.
Os principais intervenientes no transporte aéreo são as empresas de navegação aérea, os agentes de carga, e também a Infraero, que detém o monopólio da administração dos aeroportos e seus armazéns de carga no Brasil.
Características
As principais características do transporte aéreo são:
Ideal para o envio de mercadorias com poucopeso e volume;
Eficácia comprovada nas entregas urgentes;
Acesso a mercados difíceis de serem alcançados por outros meios de transporte;
Redução dos gastos de armazenagem;
Agilidade no deslocamento de cargas;
Maior rapidez;
Facilidade e segurança no deslocamento de pequenos volumes;
Diminuição de custos das embalagens;
Crescente aumento de frotas e rotas;
Em geral, os embarques não sãonegociados pelos exportadores diretamente com as empresas aéreas, exceto quando se tratar de grandes volumes. Os agentes de carga da IATA – International A .ir Transport Association – são os intermediários entre as empresas aéreas e os usuários. Eles têm todas as informações referentes a vôos, empresas, rotas, vagas em aeronaves, fretes, etc, e têm também facilidade na obtenção de descontos nos fretescom a consolidação de carga.
Fatores básicos de segurança, ética e operacionalidade são estabelecidos pelas normas da IATA e por acordos e convenções internacionais.
A utilização do transporte aéreo permite a manutenção de pequeno estoque, com embarques diários, no caso das indústrias que utilizam o sistema “just in time”, o que reduz os custos do capital de giro da empresa.
Vantagens
Otransporte aéreo, por sua agilidade é recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais. Ainda podem ser citadas outras vantagens, como: eficaz no transporte de amostras; o documento de transporte é obtido com maior rapidez, pela emissão antecipada; os aeroportos estão normalmente situados maispróximos dos centros de produção e industriais.
Em suma, pode-se listar como principais vantagens:
os fretes internos são normalmente menores pela localização dos aeroportos;
para o exportador: facilita a aplicação de uma política mais agressiva de just in time , com redução de custos de capital de giro;
ideal para transporte de produtos perecíveis, de validade curta, moda, etc.
redução de...
tracking img