Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÂO















TRABALHOS ACADÊMICOS:
Tipos de transportes



























GOVERNADOR VALADARES
2012




















TRABALHOS ACADÊMICOS:
Tipos de transportesTrabalho apresentado à disciplina Logística e cadeia de suprimentos do Trabalho Cientifica, no Curso Engenharia de Produção da Universidade Presidente Antônio Carlos, como requisito parcial da avaliação da segunda etapa.











GOVERNADOR VALADARES
2012









Sumário


1 INTRODUÇÃO 4
2 TIPOS DE TRANSPORTES 5
2.6 Fatores Que Influencia a Decisão De AdquirirUma Frota Própria ou Utilizar Terceiros 8
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10

























1 INTRODUÇÃO


O sistema de transporte é um elemento importante para o crescimento de cidades e de indústrias, para a geração de renda, de emprego e de estabilidade econômica de um país. O sistema de transporte permite a competitividade no mercado global, a exportação e acaptação de divisas estrangeiras.
Um sistema de transporte eficiente proporciona as seguintes vantagens para as regiões atendidas: a redução dos preços, o acesso a matérias-primas com custo mais baixo, o desenvolvimento local e o aumento da área de atuação no mercado.










.











2 TIPOS DE TRANSPORTES


Os transportes de cargas possuem cinco tiposde modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Toda a modalidade tem suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não. Avaliaremos a melhor opção, analisando sua velocidade, consistência, capacidade, disponibilidade.

2.1 Modal MarítimoÉ o transporte realizado por meio de navios ou de barcaças oceânicas em mares ou oceanos que necessitam de portos para que seja possível a carga e a descarga das mercadorias transportadas. No modal marítimo não existe a necessidade de construir as vias de transporte, pois os mares já estão disponíveis. O Brasil possui uma costa litorânea com aproximadamente 9.200 quilômetros de extensão, ouseja, uma “estrada marítima” enorme que pode e deve ser explorada e que atualmente é modestamente utilizada em relação principalmente ao rodoviário e, também, ao ferroviário. Esse modal apresenta ainda dois tipos de transporte: Cabotagem e Longo Curso. Cabotagem é o transporte realizado entre portos de um mesmo país, e Longo Curso é o transporte realizado entre portos de diferentes países.

2.2Modal Ferroviário

É o transporte realizado por locomotivas e vagões que formam os trens, trafegando sob estruturas específicas denominadas via permanente (trilhos) que conduzem os trens. As ferrovias são diferentes dos outros meios de transporte pelo fato de o veículo ferroviário não possuir mobilidade quanto à direção que tomará, tendo em vista que o seu trajeto é limitado pelos trilhos. Aferrovia é um sistema autoguiado, ou seja, o trem não decide se sai ou não dos trilhos, ele simplesmente acompanha a via e é esta que o direciona por meio de Aparelhos de Mudança de Via (AMV).
O modal ferroviário é adequado para o transporte de matérias-primas, de produtos semiacabados e acabados de médio e baixo valor agregado para trajetos de grandes e médias distâncias. Ele necessita deelevados investimento sem infraestrutura, em material rodante, em instalações de apoio (pátio de manobras e oficinas) e em Sistemas de Informação (SIs) e controle. Apresenta grande capacidade com baixo custo de transporte.

2.3 Modal Rodoviário

É o transporte realizado em estradas de rodagem, asfaltadas ou não, com utilização de veículos, como caminhões e carretas, sobre pneus de...
tracking img