Trabalho sobre membro inferior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Caracterize o osso do quadril:

O quadril é formado pela união de três ossos primários (ílio, ísquio e púbis), os ossos do quadril unem-se ao sacro posteriormente, e um ao outro anteriormente (na sínfise púbica) para formar o cíngulo do membro inferior.

a. Face endopélvica: função e acidentes ósseos
Sua função é sustentar o peso das vísceras estomacais e proteger órgãos (estruturapélvica).
Acidentes: São encontradas a linha arqueada, que vai do ângulo póstero-superior ao ângulo ântero-inferior, separando o abdômen (acima) da cavidade pélvica (abaixo); a fossa ilíaca, que é uma superfície côncava localizada acima da linha arqueada; a tuberosidade ilíaca, que é uma superfície rugosa da qual saem ligamentos que interligam o sacro ao osso do quadril; e a face auricular, que éuma articulação com o sacro, tendo formato de pavilhão de orelha.
Articulações: sacro-ilíaco e sínfise púbica.
b. Face exopélvica: função, acidentes ósseos e articulações

Sua função é realizar a articulação do fêmur e a locomoção do corpo.

Temos como acidentes ósseos a fossa do acetábulo; o forame obturador, localizado abaixo do acetábulo e obstruído pela membrana obturadora e aface glútea, localizada acima do acetábulo.

Articulações: diartrose poliaxial tipo esferoide (fêmur com quadril).

2. Qual a função dos arcos dos pés?

Os arcos distribuem o peso sobre o pé, agindo não apenas na absorção de choque, mas também como trampolins para impulsioná-los durante a marcha, a corrida e o salto. Os arcos resilientes aumentam a capacidade do pé de se adaptar a alteraçõesno contorno da superfície.

3. Cite as articulações (nome e tipo da articulação) presentes no membro inferior.

- Articulação do quadril: é a articulação mais forte e mais estável. A estabilidade vem da força mecânica de sua arquitetura em esfera e cavidade (profunda), que permite extenso contato da superfície articular; da sua forte capsula articular e dos muitos músculos adjacentes. Osprincipais movimentos são a flexão e extensão, possíveis em uma grande amplitude, rotação medial e lateral com abdução fazem parte de cada passo da marcha bípede normal. (Sacroilíaca: Sinovial plana; Sínfise púbica: Cartilagínea e Quadril: Sinovial esferóidea)
- Articulação do joelho: articulação do tipo gínglimo com uma grande amplitude de movimento. É a articulação mais vulnerável em razão dassuperfícies articulares incongruentes e da desvantagem mecânica acarretada pela sustentação de peso mais impulso, ao mesmo tempo em que serve como fulcro entre duas longas alavancas. (Joelho: Sinovial complexa funcionando como gínglimo)
- Articulação tibiofibulares: incluem uma articulação sinovial proximal, uma membrana interóssea e uma sindesmose tibiofibular distal, que consiste nos ligamentostibiofibulares anterior, interósseo e posterior. Juntas, essas articulações constituem um sistema compensatório que permite um pequeno movimento superior da fíbula em razão da expansão transversal forçada do encaixe maleolar (quadrado profundo) durante a dorsiflexão máxima do tornozelo. (Tibiofibular (proximal): Sinovial Plana; Tibiofibular (distal): Sinovial plana e sindesmose (fibrosa)).
-Articulação Taloclural (articulação do tornozelo): é composta de um encaixe superior, formado pela face inferior com sustentação de peso da tíbia e os dois maléolos, que recebem a tróclea do tálus. (Tornozelo, ou talocrural: Sinovial gínglimo)
- Articulação do pé: do ponto de vista funcional, o pé tem três articulações compostas: a articulação talocalcânea clínica (entre o tálus e o calcâneo); aarticulação transversa do tarso e as demais articulações do pé, que permitem que o pé forme os arcos longitudinal e transversos dinâmicos. (Intertarsal: Sinovial plana; Tarsometatarsal: Sinovial plana; Metatarsofalângica: Sinovial elipsóidea e Interfalângica: Sinovial gínglimo).

Faça um esquema da vascularização arterial do membro inferior.

4. Caracterize o nervo ciático (origem, locais que...
tracking img