Trabalho sobre latim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE: A INFLUÊNCIA DO LATIM NA LINGUA PORTUGUESA.

1ª PESSOA: (NOME)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo realizar pesquisa acerca da relevância do estudo da língua latina nos dias atuais, principalmente em se tratando do seu uso por parte dos estudantes e/ou falantes da língua portuguesa. Apresenta, então, um resumo da origem histórica de nosso idioma e implementa análise edemonstração de vários itens lexicais, tentando expor a relação intrínseca existente entre o latim e o português. Para isso, foi efetivada uma revisão de parte da bibliografia existente sobre o tema, de onde foram coletados dados para comparações e conclusões.

2ª PESSOA: (NOME)
INTRODUÇÃO

A importância do estudo do latim na atualidade é freqüentemente questionada. Existem aqueles quedefendem com veemência a relevância do entendimento dessa língua. Por outro lado, outros a vêem como algo do passado, que deva ser pensado como parte da história, mas somente isso. Não percebem a utilidade e presença efetiva do seu uso no dia-a-dia moderno.
Tendemos a achar que o latim, por ser uma língua morta, não tem importância a ponto de fazer parte, por exemplo, de grades curriculares. Aobrigatoriedade da língua latina em alguns cursos de graduação é, muitas vezes, examinada. Por que não seria importante o seu estudo?
Para iniciarmos essa reflexão, podemos nos questionar sobre o fato de ser o latim considerado língua morta. O que se entende por língua morta? Podemos dizer que é uma língua que não serve de comunicação para um determinado número de pessoas, para uma comunidade. Não émais falada.
O latim se enquadra nessa definição. Contudo, ao analisarmos bem a questão, verificaremos que ele pode ser encarado, também, como uma língua viva, já que continua existindo nas línguas neolatinas. Estas não são nada mais do que a evolução daquela. Ou seja, são o latim modificado em sua estrutura, mas, ainda assim, não deixando de apresentar características essencialmente dele.Segundo Elia (1971, p.15), “são um prolongamento no tempo do chamado latim vulgar”.
Se as línguas neolatinas evoluíram do latim e, atualmente, servem de meio de comunicação entre povos (são “vivas”), então, o latim do mesmo modo, está vivo de certa forma. Não podemos duvidar da sua sobrevivência nessas línguas que dele se originaram. Ele está vivo até mesmo em línguas que não tiveram origem nele, comoé o caso do inglês, que apresenta grande parte do léxico com raízes latinas.
E o que dizer da “última flor do Lácio”, cuja formação e evolução apresentam e refletem a história de um povo que conquistou e expandiu sua língua e cultura – o povo romano.

3ª PESSOA: (NOME)
ORIGENS DO LATIM:
O latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região doentorno de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa, como a língua oficial da República Romana, do Império Romano e, após a conversão deste último ao cristianismo, da Igreja Católica. Através da Igreja, tornou-se a língua dos acadêmicos e filósofos europeus medievais.
Embora o latim seja hoje uma língua morta, ou seja, uma língua que não é mais usada, ele ainda é empregado pela IgrejaCatólica para fins rituais e burocráticos. Exerceu enorme influência sobre diversas línguas vivas, ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito. O latim vulgar, nome dado ao latim no seu uso popular inculto, é o ancestral das línguas neolatinas (italiano, francês, espanhol, português, romeno, catalão e outros); muitas palavras adaptadas do latim foram adotadas poroutras línguas modernas, como o inglês. O fato de haver sido a lingua franca do mundo ocidental por mais de mil anos é prova de sua influência.
O latim ainda é a língua oficial da Cidade do Vaticano e da Igreja Católica. Foi a principal língua litúrgica até o Concílio Vaticano Segundo nos anos 1960.
O vocabulário latino é usado na ciência, na universidade e no direito. O latim clássico é ensinado...
tracking img