Trabalho sobre hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Hobbes nasceu durante a Idade Moderna (século XV ao século XVIII).Os principais fatos históricos que influenciaram a época :
- Expansão Marítimo – Comercial, o Renascimento e a Reforma Protestante. Com base na atividade comercial, a busca pelo lucro envolvia, cada vez mais, não apenas a burguesia e os novos Estados nacionais. A aliança entre a burguesia e os novos Estados nacionais visavaa valorização do comércio, centralização do poder e enfraquecimento da nobreza feudal. Os burgueses forneciam capitais necessários para a formação e armamento de um exército nacional e centralização do poder nas mãos de um rei absoluto, enquanto o rei promovia o desenvolvimento do comércio, atendendo aos interesses da burguesia. Opondo-se ao modo de vida e pensamento da Idade Média, cuja apopulação concentravam-se nos feudos, submissão aos senhores feudais e papa( Igreja Católica Apostólica Romana )- teocentrismo- surgiu na Itália algumas cidades- Estados governadas por famílias de poderosos comerciantes, que mais tarde converteram aos Estados italianos de época moderna. Desenvolveu-se o movimento cultural renascentista, que por sua vez , contribuiu para o desenvolvimento de técnicasde navegação. Emerge o Humanismo nos grandes centros econômicos europeus, quebrando os tradicionais valores difundidos pela Igreja Católica. As principais causas da Reforma Protestante era: desenvolvimento do comercio e da burguesia, formação dos Estados Nacionais Absolutista, Renascimento e crise na Igreja Católica. Cada pais reagiu de forma diferente é Reforma, conforme a situação social,econômica e política.
02. Com o surgimento das teorias contratualistas surgem novas ideias que dão uma “nova cara” ao conceito de direito natural, revitalizando o jusnaturalismo ,ressaltando o seu aspecto subjetivo. Esse jusnaturalismo moderno tem grande influência nas doutrinas políticas de tendência liberal, ressaltando a importância de que a as autoridades políticas respeitem os “direitos inatos doindividuo” . A novidade de Hobbes no campo do contratualismo esta no fato de ele não separar os contratos de formação da sociedade e da submissão. Para ele a sociedade a sociedade surge com o Estado.
03. Filósofos que, entre o século XVI e o XVIII ( basicamente), afirmaram que a origem do Estado e / ou da sociedade está no contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização- que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de convívio social e de subordinação política.
04. O homem Hobbisano tem em seu maior interesse os sinais de honra, entre os quais se inclui a própria riqueza pela qual não está em seu maior interesse nem mesmo em pilha – los, quer dizer que o homem vive basicamente da imaginação, ele imagina ter um poder,imagina ser respeitado ou defendido pelos seus semelhantes, imagina o que o outro vai fazer. Dá imaginação – e neste ponto Hobbes como muitos pensadores do séc. XVII e XVIII – decorem perigos, porque o homem se põe a fantasiar o que é irreal. O Estado de natureza é uma condição de guerra porque, cada um se imagina.
05. Parte-se do conceito de direito natural: por natureza, todo indivíduo tem direito ávida, ao que é necessário á sobrevivência de seu corpo, e á liberdade. Todos são livres, ainda que, por natureza, uns sejam mais forte e outros mais fracos. Um contrato ou um pacto, dizia a teoria jurídica romana, só tem validade se as partes contratantes foram livres e iguais e se voluntária e livremente derem seu consentimento ao que está sendo pactuado.
06. Uma lei de natureza é um preceitoou regra geral, estabelecido pela razão, mediante o qual se proíbe a um homem fazer tudo o que possa destruir sua vida e priva-lo dos meios necessários para preserva-la, ou omitir daquilo que pense poder contribuir melhor para preserva-lo. Porque embora os que tem tratado desse assunto costumem confundir o direito é a lei, é necessário distingui-los um do outro. Pois o direito consiste na...
tracking img