As dificuldades e fragilidades do ensino de história local em são domingos do araguaia-pa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO
São João do Araguaia Pará - PA
Histórico
A ORIGEM histórica do município de São João do Araguaia, situado sudeste do estado do Pará, na zona fisiográfica do itacaiunas, data de 1779,quando o Governador Capitão-General José de Nápoles Tello de Meneses, determinou a fundação de um lugar que se localizasse à margem esquerda do rio Tocantins. O objetivo da iniciativa era facilitar acolonização da região.
Nas proximidades do local escolhido, que denominou-se São Bernardo da Pederneira, existia um mocambo chefiado por Maria Aranha, donde foi construída a povoação primitiva de SãoJoão do Araguaia. Esse fato ocorreu logo após a coexistência pacífica dos habitantes dos dois núcleos populacionais que, com isso, atraiu a sujeição do Governo.
Em 1870, foram fundados, também, naregião, um novo povoado com o nome de Alcobaça e um pequeno fortim à beira do rio Tocantins, sob a inovação de Nossa Senhora de Nazaré.
Dez anos depois, seguindo a mesma idéia de colonizar o altoTocantins, o Governador e Capitão-General Francisco de Souza Coutinho, organizou uma expedição mercantil comandada pelo Cabo Tomaz de Souza, para estabelecer comunicação com o Estado de Goiás. O êxitoalcançado acarretou o surgimento de ouras expedições, incentivando assim, o intercâmbio comercial entre o Pará e Goiás. com isso, em 1797, o alferes Joaquim José Maximino para lá se dirigiu e, após,reconstruir o forte de Nossa Senhora de Nazaré, reuniu a população de Alcobaça e São Bernardo e fundou o registro de Itaboca, mais tarde transferido para a margem esquerda do Tocantins, entre o Seco do Bacabale a Praia do Tição. Nessa ocasião passou a chamar-se São João do Araguaia, por ter-se à vista, o rio Araguaia.
A povoação definitiva desse registro, formou-se em 1850, quando após à criação de umacolônia militar na região, o tenente Constâncio Dias Martins, acompanhado de uma parte das praças e famílias da Colônia Santa Teresa e do Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, mudou-se para São...
tracking img