Trabalho sobre filme nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE ESTUDO DA EXIBIÇÃO DO FILME: “‘O Nome da Rosa”


1)- Faça uma sinopse do filme com comentário crítico.

“O Nome da Rosa”

Trata-se de um filme de narrativa policial que se passa em um mosteiro na Italia onde vem acontecendo a morte de vários monges.
Este nos mostra acontecimentos ocorridos no século XIV num mosteiro Beneditino Italiano, onde também se encontrava uma grandequantidade de livros cristãos, porem poucos eram os monges que tinham acesso a estes livros.
Neste filme um monge franciscano e renascentista é designado a investigar estas mortes, quando o mesmo percebe que todos os mortos tinham a ponta dos dedos e a língua contaminados por algo que os levavam a morte. Embora sempre alguém tentava mudar a forma e a cena do crime.
Este monge franciscano entãonota que os livros daquele acervo tinha suas páginas envenenadas para que aquele que lesem estas páginas não sobreviveria para dizer a verdade ali contida (buscavam a razão).
Através destes fatos fica claro o desejo da igreja de manter seu poder e o total controle sobre todos. Então a igreja usa da inquisição para punir e matar aqueles que buscassem conhecer a verdade. O filme mostra um dosinquisidores da igreja da época (Bernardo Gui).
Na condução o filme nos mostra como a igreja acabava com a vida daqueles que se opunham ou buscavam respostas nas escrituras. Tratando estes como opositores do divino (Bem) e os classificando como possuídos pelas forças do mal, que deviam assim serem queimados pelas lei e a vontade dos inquisidores.

2)- Explique a relação dos nomes dos principaispersonagens com o romance policial moderno. Analise também a relação dos nomes com o perfil psicológico de cada um.

➢  William de Baskerville: Monge franciscano/renascentista que busca a verdade nas mortes acontecidas no mosteiro, o que não agrada os poderosos da igreja.
➢  Adso de Melk: Jovem noviço que busca junto com seu mestre (William de Baskerville) solucionar as mortes naquelemosteiro. Este se relaciona com uma mulher pobre acusada injustamente de bruxaria.
➢ Jorge de Burgos: Monge cego que era o guardião da biblioteca que luta até o fim de sua vida para esconder os livros.
➢ Bernardo Gui: Inquisidor enviado pelo papa que combatia as teses apresentadas por William de Baskerville (Razão) buscando sempre castigar aqueles que questionavam a igreja.


PerfilPsicológico


➢ William de Baskerville: Investigador, inteligente, esperto e muito convicto na busca de razões para determinados fatos.
➢ Adso de Melk: Jovem seguidor de seu mestre na busca pela verdade, inexperiente, porém fiel a seu mestre.
➢ Jorge de Burgos: Monge cego, velho, muito convicto em preservar os segredos da igreja.
➢ Bernardo Gui: Homem perverso, que matavapela “Santa Inquisição”.

3)- No decorrer do filme houve um ‘debate’ no mosteiro do século XIV. Explique qual a razão deste ‘debate e como ele se relaciona com o enredo do filme.

Este debate ocorre para se discutir se a igreja devia ou não ser possuidora de tantos bens e riquezas conseguidos através da exploração de seus fiéis.
A relação entre a igreja consegue tantas riquezas e os livrosestarem escondidos é que a verdade estava naquelas escrituras, por isso a igreja não permitia o acesso de qualquer um a esses livros, pois com o conhecimento da verdade o povo não aceitaria tanta exploração.

4)- Estabeleça uma relação entre a fé e a razão a partir da história do filme.

A história do filme nos mostra que a igreja usando a fé das pessoas escondia realmente a razão de tantosfatos que ocorriam naquela época. Quando alguém procurava essa razão como William de Baskeville, era acusado de inimigo da fé.

5)- Por que os livros citados no filme eram tão temidos pelos religiosos? Explique de maneira geral a poética de Aristóteles.

Os livros não eram bem vistos pelo Palácio Papal porque despertavam nas pessoas as dúvidas e possibilitavam aos leitores novos conhecimentos...
tracking img