Trabalho sobre baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 Apresentação da Empresa

2.1 Histórico da Acumuladores Moura S/A

A acumuladora Moura S/A foi fundado em 1957 por Edson Mororó Moura, então recém – formado em química, seu pai, seu cunhado um primo e um amigo na cidade de Belo Jardim, interior de Pernambuco a 180 km de Recife. Em meados da década de 60 a Moura adotou um intenso programa de transferência de tecnologia junto à maiorfabricante mundial de baterias de época, a inglesa Chloride. Essa parceria, com menos intensidade, persiste até hoje. Em 1979, inicio-se a formação da rede de depósitos Moura (RDM). A RDM é responsável pela distribuição de baterias de nível nacional e internacional, se constituindo na maior do país na área de baterias automotivas. No início da década de 80, a Moura adquiriu outro importante parceirotecnológico: a Moll Baterias, considerado pela Volkswagen AG e Audi, o seu melhor fornecedor de baterias do mundo. Por conta desta parceria, a Moura pode começar a fornecer para Volkswagen do Brasil em 1988. Outro importante parceiro tecnológico e a multinacional GNB Technologies, fornecedor da Ford Inglaterra e Ford EUA e detentora da patente mundial para a fabricação de baterias com a chamada ligaAg, recém-lançada com exclusivamente no Brasil, pela acumuladora Moura S/A. Sua mais recente parceria é a Exide Corpotarion, maior fabricante mundial de Baterias e que está ajudando a Moura a se remover tecnologicamente e preparar suas fábricas para a exigência de fornecimentos na Audi Alemã. Em 1992, a Moura, com o objetivo de atender plenamente as necessidades do consumidor final e de se tornara empresa mais competitiva do setor, através da plena participação dos seus funcionários, implantou o seu programa de qualidade total (PQT). Como conseqüência, em 1994, ela obteve o certificado QS 9000, que é constituído pelas normas da série ISO 9000 acrescidas de exigências da indústria automotiva.Em dezembro de 2000 a Americam Bureau of Shipping Quallity Evaluations (ABS), concebeu novamente ocertificado que garante a qualidade total desde o projeto até a assistência técnica. É a única empresa com ISO 9001.
Em setembro de 2003 a Acumuladora Moura (un – 01 matriz) foi certificada na ISO 1400 pela ABS, realizando um grande sonho de todos que fazem do grupo.
Outros programas importantes que são desenvolvidos atualmente no Grupo Mouro são o Programa de 5S, no que objetiva melhorar oambiente de trabalho, Programa de Gerenciamento de Rotina, este sob orientação da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) que visa diminuir o retrabalho e aproveitar a rotina de modo mais eficaz e o mais recente o Programa TPM (Maintenance Productive Total) ou Manutenção Produtiva Total, baseada na eliminação das 16 principais perdas do processo produtivo.
Atualmente, a Moura produz um volumede 400.000 baterias/mês. Empregada cerda de 2.500 pessoas, é líder no mercado nacional de reposição de baterias automotivas detendo cerca de 50% do mercado nacional e é também
líder do mesmo setor de mercado para montadoras (Original Equipment), sendo fornecedora exclusiva da Volkswagem Automóveis, Ford Automóveis, Ford Caminhões, Na vistas e Chrysler do Brasil. Detém 100% do fornecimento daFiat, VW Caminhões, Ford Argentina, Fiat Argentina e Mercedes Bens no Brasil.












2.2 Histórico do Projeto de Baterias / MBI / Moura
No ano de 2002, a Moura lança, a sua bateria tracionaria com a linha LOG HPD. Com a iniciativa o grupo conquistou um crescimento de 15% nas suas receitas. Outro aspecto positivo do investimento está relacionado à sua sinergia tecnológica.
AMoura está atualmente entrando no mercado de baterias estacionárias em parceria com a GNB Technologies através da instalação da MBI / Moura Bateria Industrial, veja a foto abaixo de algumas baterias industriais.

2.3 Produtos
A Acumuladores Moura S/A é fabricante de acumuladores elétricos para diversos fins. A linha de bateria da Moura compreende vários modelos para diferentes segmentos de...
tracking img