Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
RENASCIMENTO
1. Dissolução Medieval
As cidades medievais não acabaram em um determinado momento, ainda hoje a Igreja de Roma, por exemplo, que dominou a Europa Ocidental, continua agindo dentro da linha dogmática, considerando-se ainda repositório único de uma verdade e de uma fé essencial a salvação humana.
No século XVI algumas instituições medievais se renovaram adotando umestilo atual. E se tratando de conteúdo arquitetônico não ouve uma separação real entre a construção gótica e a construção neogótica.
Ficou evidente essa mistura entre o velho e o novo, na Europa. Na época e mesmo no século XVII, praticamente todas as construções renascentistas foram erguidas com essa mistura. Mas isso só ocorreu nas primeiras cidades ali fundadas, pois logo após asinstituições pós-medievais criaram uma ordem rigorosa e lógica inteiramente própria.
2. O Novo Complexo Urbano
Durante os séculos XV e XVIII, a Europa adotou um novo complexo de traços culturais. Essa mudança decorre de uma nova economia, do capitalismo mercantilista, de uma nova estrutura política e de uma nova forma ideológica.
No inicio essas modificações limitava-se a uma minoria, mas já no séculoXVII esse foco tornou-se mais claro. Nesse momento, a ordem medieval começou a se desfazer, devido a uma simples corrupção interior, desde então a religião, o comércio e a política caminharam separados.
Diante dessas mudanças e do novo complexo formado, a Europa passa por um grande drama: a Peste Negra durante o século XIV, atingindo metade da população. Ao acercar o século XVI as perdas foramcompensadas; mas a solução de continuidade foi definida por uma redução da vitalidade comunal.
Com a desordem social que surgiu, as rotas de comércio e as grandes acumulações do capital ficaram nas mãos dos que administravam os exércitos. Com os avanços dos despotismos militares, veio à abolição da liberdade acadêmica nas universidades e a propositada supressão da independência dos poderesespirituais, no interesse dos governantes espirituais.
Huizinga , em a Decadência da Idade Média, documentou essas mudanças com fartura de exemplos como as antigas instituições medievais apresentaram uma significativa decadência. No século XV, de acordo com Von Blown, deu-se inicio a jogatina organizada, na Alemanha, em casas fornecidas pelo município. E o mesmo aconteceu com a Igreja, não somente com acompra de posições e a venda de indulgências mas com o agravamento generalizado da superstição.
3. Amplidão e Clarificação
Anteriormente ao estilo Barroco houve ainda uma outra fase conhecida como “a” renascença, na qual o novo e o antigo se misturaram a ganharam destaque mutualmente pelo contraste e oposição.
Os novos urbanistas e construtores a fim de respirar mais uma vez retiraram asapinhadas muralhas, derrubando telheiros, tendas, casas velhas, colocando-os em becos tortuosos a fim de garantir ruas retas ou praças retangulares e abertas.
Há cidades como Florença que mesmo construídas na Idade Média tenha a forma renascentista, pois se adotarmos esse termo precisamente perceberemos que não existe cidades renascentistas e sim trechos de ordem renascentistas. Seu estilo era tãoprofundamente orgânico que mais parecia uma continuação do passado do que uma renúncia a ele, espaços abertos e clarificação que modificam belamente a estrutura da cidade medieval. O próprio tema continuou sendo medieval; mas novos instrumentos foram acrescentados e tanto o ritmo quanto a cor tonal da cidade foram modificados.
As características desse novo movimento são a rua reta, a ininterrupçãolinha horizontal de tetos, o arco redondo e a repetição de elementos uniformes, cornijas, lintéis, janelas e colunas, na fachada. Uma nova ordem foi aplicada para que as ruas tornassem mais nobres como sugeriu Alberti: se as portas fossem construídas todas seguindo o mesmo padrão, e que as casas ficassem em linha uniforme sendo elas do mesmo tamanho. Mas por mais rigorosa que fosse a ordem...
tracking img