Trabalho sobre pilhas e baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são as pilhas e baterias

Pilha é uma mini-usina portátil que transforma energia química em energia elétrica. Atua como uma bomba de elétrons, removendo-os de um pólo positivo (ânodo) e empurrando-os para um pólo negativo (cátodo). A reação química, que consome/libera elétrons no interior da célula, é denominada reação de oxi-redução. Enquanto está ocorrendo a reação, há um fluxoconstante de íons através de uma substância líquida ou pastosa (eletrólito), com obtenção de energia elétrica. Bateria é um conjunto de pilhas interligadas convenientemente, dispostas em série ou em paralelo, para produzir a voltagem desejada.

PILHAS & BATERIAS - HISTÓRIA 

A história das pilhas começa na antiguidade, com a descoberta da eletricidade pelo filósofo grego Tales de Mileto que, aoesfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que fragmentos de palha e de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. 
Do âmbar (gr. Élektron) surgiu o nome eletricidade. Em 1672, foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, por Otto von Guericke, que inventou uma máquina geradora de cargas elétricas, onde uma esfera de enxofre girava constantementeatritando-se em terra seca. Meio século depois, Stephen Gray fez a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos. 
Durante o século XVIII, as máquinas elétricas evoluíram até chegar a um disco rotativo de vidro, que era atritado a um isolante adequado. Uma descoberta importante foi a do condensador, descoberto por Ewald Georg von Kleist e por Petrus van Musschenbroek. O condensadorconsistia em uma máquina armazenadora de cargas elétricas. Eram dois corpos condutores separados por um isolante delgado. 
Ainda no século XVIII, foi feita a famosa experiência do médico e físico Luigi Aloísio Galvani (Universidade de Bolonha, Itália), em que potenciais elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta. A partir dessa experiência, obteve-se pela primeira vez uma fonte decorrente elétrica estável e as investigações de Galvani sobre a corrente elétrica avançaram cada vez mais. 
Paralelamente, o físico Alessandro Volta (Universidade de Paiva, Itália), após várias experiências, construiu sua primeira pilha e, no ano de 1800, comunicou a Royal Society, em Londres, que havia fabricado um aparelho capaz de produzir corrente elétrica duradoura. A pilha de Volta era constituídade discos circulares de prata e zinco, empilhados alternadamente (daí o nome de pilha) e separados por discos de feltro, embebidos em solução de ácido acético. Imaginou que a eletricidade era produzida pelo ataque do ácido acético sobre o zinco. 
Mesmo com a fama das pilhas de Volta, foram criadas pilhas mais eficientes. John Frederic Daniell inventou-as em 1836, na mesma época das pilhas deGeorges Leclanché e a bateria recarregável de Raymond-Louis-Gaston Planté. A primeira pilha a apresentar algum resultado prático foi construída por Georges Leclanché (França, 1865). Substituiu o cobre por um bastão de carvão, o ácido acético por amoníaco e, como despolarizante, utilizou dióxido de manganês em pó sobre o eletrodo de carvão. Wilhelm Hellensens (Dinamarca, 1887) fabricou a primeirapilha seca que utilizava o zinco, ao mesmo tempo, como recipiente e pólo negativo. No mesmo ano, essas pilhas começaram a ser produzidas em série. São fabricadas até os dias atuais. Somente nos Estados Unidos, a produção anual de pilhas e baterias alcançou 2 milhões de unidades, no início do Século XX. Desde então, houve dois períodos de crescimento rápido para esse mercado. Em 1920, com o invento dorádio doméstico e na segunda metade do século, com o crescente uso de equipamentos elétricos e eletrônicos portáteis. 
No Brasil, a produção de pilhas Leclanché teve início em 1951, com a implantação de uma fábrica da Eveready e uma da Microlite (Ray-o-Vac). Então, o mercado nacional restringia-se a poucos milhares de unidades anuais, basicamente para lanternas elétricas portáteis. Antes do...
tracking img