Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO DE PRÉ PROJETO DE TCC

MANTER TALENTOS COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO

l. PROBLEMA:
“ Analisar se as práticas de gestão de Recursos Humanos, são orientadas para atrair , reter e manter talentos dentro das organizações”.

2. JUSTIFICATIVA:

Manter os talentos é um desafio cada vez maior para os gestores de Recursos Humanos. Pessoasdesmotivadas e insatisfeitas com o seu trabalho acabam migrando para outras empresas, então o que você investiu no funcionário em treinamentos de nada serviu, pois ele irá utilizar o que aprendeu em sua nova empresa. As pessoas representam o maior patrimônio de uma organização, por isso devem ser reconhecidas e valorizadas.
Os líderes devem primeiramente fazer com que as pessoas se sintamcompreendidas e que o seu verdadeiro talento e sua verdadeira paixão possam ser expressos; depois vêm as necessidades da empresa. O ponto chave para este relacionamento é fazer com que ambas as partes se sintam comprometidas, compreendidas e atendidas em necessidades especiais.

3. OBJETIVOS:

3.1 OBJETIVO GERAL:

Compreender que o talento configura-se como peça-chave paraalcançar o sucesso empresarial, busca-se tomar conhecimento quanto às práticas adotadas em relação a reter e manter os talentos. Adotar políticas e práticas que tenham como função principal atrair, reter e manter os profissionais mais qualificados, dentro da organização.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:

Demonstrar que manter talentos é algo que precisa ser feito através de práticas detreinamentos, é colocar a pessoa certa no lugar certo.
Investigar políticas de benefícios que possam reter e manter talentos, como uma ferramenta de valorização e estímulo.
Manter talentos no processo decisório e nos planejamentos da empresa, como peça-chave para alcançar o sucesso.
Mostrar que investir nos talentos existentes é uma forma de valorização e economia.
Demonstrar queum ambiente de trabalho estimulante, e que tenha espaço para que o profissional possa aprender e crescer dentro da empresa é uma forma de manter os talentos.
Assegurar que boas praticas estratégicas de Recursos Humanos, podem fazer a grande diferença em manter seus talentos.
Administrar as necessidades de mudanças, para perceber qual a distância entre o profissional atual e oprofissional ideal para a empresa.

4. METODOLOGIA DA PESQUISA:

O presente estudo foi caracterizado como sendo de natureza exploratório-descritiva. Os dados foram coletados junto a funcionários de três empresas, com diferentes ramos de atuação, por meio de aplicação de questionários, foram também coletadas informações de três gestores.
As empresas pesquisadas são uma do ramo decomércio atacadista, outra de supermercado e outra de industria de implementos agrícolas.
Na primeira empresa pesquisada, a do Comércio Atacadista foram entrevistados 30 funcionários e um gerente. Sendo 80% funcionários do sexo feminino, e gerencia também do sexo feminino. Nesta amostragem observou-se que a grande maioria dos funcionários possui o ensino médio completo, mas apenas cinco estãocursando o ensino superior. Para o nível gerencial o ensino superior completo.50% dos funcionários estão na empresa há mais de cinco anos, e 20% há mais de 10 anos, 15% está há menos de 5 anos e o restante estão na empresa há menos de dois anos.
Na segunda empresa pesquisada, a de supermercado, existe uma rotatividade bem maior de funcionários. A empresa está em funcionamento há 10 anos, epossui hoje dois supermercados, com 80 funcionários, sendo a sede com 50 e a matriz com 30. O perfil dos funcionários entrevistados é de 75% do sexo masculino, inclusive dois gerentes e na faixa etária de 20 a 30 anos. Já para os funcionários do sexo feminino a idade é de 25 a 35 anos. O grau de instrução é de 60% ensino médio completo, 20% ensino médio incompleto e 10% com ensino superior...
tracking img