Trabalho sobre acetona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Acetona?

A acetona é um líquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água (também conhecida como dimetilcetona, 2-propanona,propan-2-ona ou simplesmente propanona).
* Usos:
A acetona é usada principalmente como solvente e como intermediário na produção química.
Os maiores usos são na produção de metacrilato demetila, ácido metacrílico e metacrilatos superiores, bisfenol A, metil-cetona-isobutil, remédios e aplicações farmacológicas e como um solvente para revestimentos e cetato de celulose.
A acetonaé utilizada como solvente em esmaltes, tintas e vernizes; na extração de óleos e na fabricação de fármacos.
Acetona é frequentemente o componente primário na remoção de esmalte de unha, porématualmente mulheres utilizam o acetato de etila em substituição à acetona para remoção de esmaltes em suas unhas. Elas acreditam que seja menos prejudicial e nocivo às unhas e à pele. A acetona étambém usada como um removedor de supercola. Ele pode ser usado para polimento e limpeza de resinas de fibra de vidro e epóxi.
* Efeitos fisiológicos:
Pequenas quantidades de acetona sãometabolicamente produzidas no corpo, principalmente da gordura. Nos humanos, engordar aumenta significativamente sua produção endógena (veja cetose). Acetona pode ser elevada em diabetes. Exposição a acetonaexógena pode se tornar crônica devido a contaminação da acetona na água, alimentos ou pelo ar.Inúmeros casos de envenenamento agudo têm sido descritos.
Genericamente falando, a acetona não é umcomposto muito tóxico; ela pode, entretanto, agredir a mucosa da boca e pode irritar e danificar a pele. 
  Os tipos de acidentes mais comuns são os domésticos, por ingestão ou inalação da acetona,mas outros tipos também podem acontecer, como queimaduras por uso inadequado do produto e acidentes por intoxicação, que não são raros, podendo levar a inconsciência e a morte dependendo da...
tracking img