Sintese de acetons

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA








Relalatório de ensaio
SÍNTESE DE ACETONA
síntese de PROPANAL







ALEX ORBEN
ALEXANDRE GRACIKI
ANDRE ROSA
EVANDRO HENRIQUE
GUSTAVO DE ARAÚJO
MIKE WILLIAN
PROFESSORA MILENA DA SILVA
QUÍMICA ORGÂNICA




Joinville – SC
2012
ALEX ORBEN
ALEXANDRE GRACIKI
ANDREROSA
EVANDRO HENRIQUE
GUSTAVO DE ARAÚJO
MIKE WILLIAN









Relalatório de ensaio
SÍNTESE DE ACETONA
síntese de PROPANAL






Trabalho de disciplina de Química orgânica apresentando ao curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade da Região de Joinville – Univille
Professora Milenada Silva

















Joinville – SC
2012

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. SÍNTESE DE ACETONA 5
1.1 Procedimento experimental 5
1.2 Equipamentos e substâncias utilizados 6
1.3 Etapas do experimento 6
2. SÍNTESE DE PROPANAL 8
2.1 Procedimento experimental 8
2.2 Equipamentos e substâncias utilizadas 9
2.3 Etapas do experimento 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12INTRODUÇÃO


Teve-se como objetivo na realização deste trabalho, conseguir conciliar a teoria juntamente com a prática, onde a principal característica é a identificação dos equipamentos e os elementos que foram utilizados no laboratório, tendo em vista mostrar os resultados obtidos através da síntese deacetona e a síntese de propanal.
Na síntese da acetona foram utilizados dicromato de potássio, água destilada, ácido sulfúrico, álcool isopropílico e esferas de vidro. Na síntese da acetona o produto formado a partir da oxidação de alcoóis depende do agente oxidante empregado.
Na síntese de propanal foram utilizados dicromato de potássio, água deionizada, acido sulfúrico, 1-propanole esferas de vidro. Na síntese de propanal os alcoóis primários pode sem oxidados a aldeídos e ácidos carboxílicos a obtenção do propanal através da oxidação de um álcool primário, o propanol. Nesse processo foi utilizado a destilação para separar o aldeído da solução assim que for formado, para que não continuasse reagindo, formando ácido carboxílico.1. SÍNTESE DE ACETONA



As cetonas são substâncias orgânicas, as quais possuem o grupo funcional carbonila ligado a dois átomos de carbono. A existência do grupo carbonila é responsável pela natureza polar das cetonas e justifica o fato de elas terem pontos de ebulição mais altos que substâncias apolares de massa molecular próxima. Uma cetona muito conhecida é aPropanona, mais conhecida como acetona, é um líquido que se caracteriza por ser incolor, de odor e sabor característicos, é muito solúvel em água e em solventes orgânicos comuns, é inflamável e evapora facilmente.
A acetona pode ser preparada de diversas formas dentre elas estão: destilação seca da madeira, decomposição térmica do acetato de cálcio, por oxidação do cumeno (processo petroquímicoque produz simultaneamente fenol e acetona), fermentação especial de açúcares e por oxidação de álcoois secundários entre outros. Os agentes oxidantes mais usados na preparação de cetonas a partir de álcoois secundários são: K2Cr2O7, CrO3, MnO2, KMnO4. As cetonas resistem à ação dos reagentes oxidantes em condições habituais, ocorrendo apenas em condições energéticas com a quebra da molécula naestatura do grupo carbonila, dando origem a uma mistura de ácidos carbonílicos.
A acetona é um dos solventes mais usados em laboratórios e indústrias, esmaltes, tintas, vernizes, fragrâncias de perfumes, são alguns produtos que possuem em sua composição a acetona. A acetona também é usada como um agente secante, devido à facilidade com que ela combina-se com a água, e então evapora.

1.1...
tracking img