Concorrencia perfeita e monopolista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau
Disciplina: Microeconomia
Professor: Wagner Alfredo Davila
Grupo 10: Heltom G. Gastaldi; Luiz Felipe Dalri e Thiago Struck

Concorrênciaperfeita e monopolista
A concorrência perfeita:
As condições requeridas para a definição de mercado sob concorrência perfeita, são muito rigorosas, de modo que, é muito difícil encontrarmos exemplos no“mundo real” que satisfaçam as condições requeridas:
* Número de compradores e vendedores tão grande que nenhum tem expressão suficiente para mudar a situação de equilíbrio prevalecente. Ou seja,todos se submetem a condições estabelecidas, sem poder alterá-las.
* Os produtos negociados são homogêneos. Ou seja, os produtos se substituem tão perfeitamente que nenhum participante do mercadopode diferenciar seu produto dos demais.
* O mercado é totalmente permeável. Ou seja, não há barreiras de entrada ou saída.
* Não há qualquer forma de coalizão ou acordo entre produtores oucompradores. Pois todos trabalham de forma independente, não há sequer interferência do governo para o que quer que seja.
* O preço é estabelecido pelo próprio mercado, resultando de transaçõestransparentes e voluntárias. O preço resulta efetivamente do entrechoque das forças da oferta e da procura, sem que haja qualquer manobra ou influência.
* Todos, vendedores e compradores, se submetemao preço definido pelo mercado.
Características interessantes sobre o assunto:
a) Referência teórica de eficiência: harmonização de interesses privados de produtores e consumidores; conciliaçãode interesses privados e benefícios sociais; conduz à ótima alocação de recursos escassos, levando as empresas a funcionarem com ótimo tamanho de planta, alcançando grau máximo de desempenho.
b)Comparação com mercados imperfeitos, para servir de espécie de objetivo padrão, que pode inspirar e justificar políticas de interesse público.
c) Protótipo de eficiência social: forma como se...
tracking img