Trabalho rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


LAÉRCIO JOSÉ COSTA







A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL































A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL












Trabalho apresentado à UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, na disciplina Atividades Interdisciplinares do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Professores: Elisete A. Z. de O liveira
Ulysses Januzzi,Henry,
Joenice Leandro Diniz
Henry Nonaka









PRIMAVERA DO LESTE
2012

INTRODUÇÃO




A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pelaexcelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação. Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surgem uma eloquente constatação na maioria das organizações: o grande diferencial, aprincipal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham.
São as pessoas que mantêm e conservam o status quo já existente e são elas – e apenas elas – que geram e fortalecem a inovação e o que deve vir a ser. São as pessoas que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios dasempresas. Inclusive dirigem outras pessoas, pois não pode haver organizações sem pessoas. No fundo, as organizações são conjuntos de pessoas. A maneira pela qual as pessoas se comportam, decidem, age, trabalham, executam, melhoram suas atividades, cuidam dos clientes e tocam os negócios das empresas varia em enormes dimensões. E essa variação depende, em grande parte, das políticas e diretrizes dasorganizações a respeito de como lidar com as pessoas em suas atividades.
Em muitas organizações, falava-se até pouco tempo em relações industriais, em outras organizações, fala-se em administração de recursos humanos, fala-se agora em administração de pessoas, com uma abordagem que tende a personalizar e a visualizar as pessoas como seres humanos, dotados de habilidades e capacidadesintelectuais.
No entanto, a tendência que hoje se verifica está voltada para mais além: fala-se agora em administração com as pessoas. Administrar com as pessoas significa tocar a organização juntamente com os colaboradores e parceiros internos que mais entendem dela, dos seus negócios e do seu futuro. Uma nova visão das pessoas não mais como um recurso organizacional, um objetoservil ou mero sujeito passivo do processo, mas fundamentalmente como um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações. Mais do que isso, um agente dotado de visão própria e, sobre tudo, de inteligência, a maior e a mais avançada e sofisticada habilidade humana.
Nos tempos atuais, a Gestão Organizacional busca dimensões emrelação ao respeito humano e sua comunicação e simpatia. O ser humano é feito do ambiente em que vive, e que é gerado por necessidades básicas as quais motivam ou não para exercer determinadas tarefas, sejam as necessidades fisiológicas como alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, etc.
As tecnologias de informação e desenvolvimento humano, sendo uma possível panaceiapara a dificuldade que todos os setores da sociedade têm de acesso a todos os tipos de informações. De fato, há muitos estudos e iniciativas em causa com a garantia de que os países estão preparados para enfrentar os desafios da era da informação, e muito parece girar em torno do acesso às TIC e o desenvolvimento de políticas de TIC em geral. Alimentada pelo avanço em hardware e software, o...
tracking img