Trabalho psicolagia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
5 horas
Seus despertadores internos
O sistema ativador reticular ascendente (Sara) é uma estrutura remanescente da era pré-histórica, quando era necessário detectar o perigo imediatamente e acordar num instante. Ele controla a entrada de estímulos e sensações , entra em ação quando detecta algo novo e ajuda o cérebro a despertar e permanecer alerta ao longo do dia. Conecta o tronco cerebral aoneocórtex, aos órgãos dos sentidos e ao sistema límbico, auxiliando no processamento e regulação da atividade e da consciência no cérebro pensante. Como uma rede, as fibras do Sara “pescam” sinais dos sistemas sensórios relacionados ao que está acontecendo no corpo ou no ambiente local. O cerúleo é o principal produtor de norepinefrina, neurotransmissor secretado em resposta ao estresse ou outrosestímulos. Assim que detecta uma mudança significativa, o cerúleo produz substâncias químicas poderosas que nos deixam mais alertas.
O núcleo supraquiasmático (NSQ) é um sistema de alarme integrado para a luz e escuridão do nosso relógico corporal. Fica bem perto dos nervos ópticos. Quando a luz matinal atinge os olhos, as células fotorrecepctoras da retina enviam sinais que ativam os neurôniosdo NQS. Este, por sua vez, aciona um interruptor biológico, dando início a um processo que instrui a glândula pineal a interromper o fluxo da melatonina, iniciando o processo de despertar e nos mantendo acordados durante todo o dia.
A química do cérebro
O neurotransmissor acetilcolina ajuda a enviar informações para serem interpretadas pelo resto do sistema de vigilância do cérebro. Quando aamígdala detecta uma possível ameaça à sobrevivência, o hipocampo ajuda a decidir quanta atenção concentrada e formação de memória requer o estímulo e colabora para que este seja processado pelo cérebro pensante, onde são estabelecidos os objetivos e tomadas de decisões. Outros neurotransmissores entram em cena, incluindo a serotonina (regulação de humor e movimentos involuntários) e a dopamina(movimentos voluntários e atenção). Uma dose maciça de cortisol dá a partida em todo o processo. O NSQ também continuará em atividade durante a maior parte do dia, ajudando-o a ficar acordado até a noite quando o processo se inverterá e a elevação dos níveis de substâncias que estimulam o sono, como a melatonina e a adenosina, vai deixá-lo sonolento de novo.
Recobrando os sentidos
Enquanto você selevanta e inicia seu ritual matinal, seus sentidos também estão acordando para guiá-lo ao longo do dia. Seu cérebro está controlando as suas ações em um nível subconsciente. Todo o ato envolve uma multiplicidade de funções mnemônicas, sensoriais e musculares complexas.
Uma orquestra harmônica sensorial
Cada passo no ato de pegar um café depende de uma combinação diferente de sentidos e regiõescerebrais para interpretar os dados recebidos. O cérebro tem de coordenar a visão, a audição, o equilíbrio, o tato, o olfato e a noção de espaço. O olfato é nosso sentido mais intenso e antigo, profundamente ligado à memória, ao sexo e à sobrevivência. Ele está profundamente ligado à memória, ajudando o cérebro a ficá-las. Temos 347 tipos diferentes de neurônios sensoriais na camada olfativa situadano interior do nariz. A visão nos diz aonde ir, enquanto as informações fluem através da retina, percorrem o nervo óptico até o tálamo e seguem para o córtex occipital. Como os raios luminosos se cruzam ao atravessar o cristalino, o resultado é uma imagem invertida. E, como os nervos ópticos também se cruzam parcialmente no quiasma óptico, cada hemisfério do cérebro recebe informaçõesligeiramente diferentes de ambos olhos. O cérebro combina os dados, gerando um efeito tridimensional e, então, gira a imagem com perfeição, para que esta não fique de ponta-cabeça. Por fim, os lobos parietal e temporal interpretam o que o cérebro está “vendo”. O som ajuda em nossa orientação no tempo e no espaço. Ele penetra pelos tímpanos e passa por vários centros complexos de processamento e filtragem,...
tracking img