trabalho de psicolagia-Cegos

3653 palavras 15 páginas
CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: Educação Inclusiva

CEGOS

Segundo Nunes (2010) a cegueira é uma deficiência visual, ou seja, uma limitação que afeta uma das formas de apreensão de informações do mundo externo – a visão. Os autores ainda nos mostram que há dois tipos de deficiência visual: cegueira e a baixa visão. (Nunes, 2010, p. 56).
No Brasil, durante o regime de escravidão, com uma economia basicamente voltada para a monocultura, a exploração dos trabalhadores livres ou escravos, pelos proprietários de fazendas ou urbanos devido a mão de obra barata ou gratuita.
Igual como acontecia fora do país os cegos foram utilizados para trabalhos. Há relatos de exploração de moças cegas como prostitutas. Neste contexto a exclusão era para os pobres, negros, e deficientes aqueles que eram visto sem condições para estar entre as classes dominantes da sociedade, desta forma serviam para mão de obra barata, sendo excluída das escolas.
Destaca FONSECA apud ALVES (2007) “que a ideia da educação como direito só ganha visibilidade no cenário brasileiro a partir da Constituição de 1934, a educação é um direito de todos. Mas quem são “todos”? Somente aqueles que possuem acesso a ela.” (pag 04).
Diante de muitas discussões sobre esse tipo de deficiência, há uma preocupação com os termos utilizados para se referir a estas pessoas, a fim de que não sejam pejorativos e muito menos preconceituosos. Sendo assim, muitas pessoas usam o termo deficiente visual à palavra cego. Porém, a utilização deste não é o mais indicado, sendo que o termo abrange pessoas cegas e as com baixa visão. Por mais que muitas vezes se pense o contrário, utilizar a palavra cego não é uma forma de preconceito, já que este é privado de visão, preconceito é pressupor que o cego é um sujeito menos capaz que os outros. (Nunes, 2010, p. 56) Segundo Amiralian (1997) apud Nunes (2010) os primeiros a se preocuparem com a cegueira foram os profissionais da medicina, pois a percebiam como

Relacionados

  • CROCHIK Jos Leon
    9878 palavras | 40 páginas
  • DELEUZE Gilles Clinica E Critica
    67202 palavras | 269 páginas