Trabalho pratica i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEEVALE









MONAÍSA TERESINHA COLLING









RELATÓRIO ATIVIDADES DE PRATICA PROFISSIONAL I









Novo Hamburgo
2012

MONAÍSA TERESINHA COLLING
TURNO: 3N






RELATÓRIO ATIVIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL I
EMPRESA: MICRO CERVEJARIA BARLEY LTDA
SETOR: EMBARRILAMENTO E FABRICAÇÃO





Universidade Feevale
Instituto deCiências Sociais Aplicadas
Curso de Administração




Prof. Orientador(a): Gustavo Gomes Hoff



Novo Hamburgo, abril de 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. HISTÓRICO 5
2. CARACTERIZAÇÃO DO SETOR DE EMBARRILAMENTO 6
2.1. ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO 6
2.2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRINCIPAIS 7
2.2.1. Descarte do sub produto 7
2.2.2. Lavagem dos barris 8
2.2.3. Enchimento/envase8
3. CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETOR DE EMBARRILAMENTO 9
3.1. ORGANOGRAMA E DINÂMICA ORGANIZACIONAL 9
3.2. VARIÁVEIS DA TGA 11
3.3. TEORIAS ADMINISTRATIVAS 12
3.4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS 13
CONSIDERAÇOES FINAIS 26
REFERÊNCIAS 27

INTRODUÇÃO


O presente relatório traz um diagnóstico sobre as principais atividades e rotinas realizadas em uma Cervejaria. Tem por objetivoaprofundar o conhecimento do estagiário em relação aos processos de desenvolvimento do chopp e aproximá-lo das realidades do dia-a-dia de uma empresa.
O estágio foi realizado na Micro Cervejaria Barley Ltda, que está inserida no ramo há 19 anos e desenvolve sua bebida artesanalmente. O relatório aborda as principais funções do setor de Embarrilamento, destacando suas rotinas e atividades.
Arazão da escolha deste setor deve-se a grande importância que ele representa para a empresa. O processo de Embarrilamento é de suma importância para que não haja perda da qualidade do produto.
Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa pode ser definida como aplicada, descritiva e bibliográfica, assumido a forma de estudo de caso. Prodanov (2009, p. 62) ressalta, “Pesquisa Aplicadaobjetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais”.
Todas as informações contidas neste relatório foram obtidas através de conversas informais com a pessoa responsável pelo setor e pesquisas em materiais disponibilizados pela mesma. A coleta de dados foi realizada através de visitas agendadas na própria empresa econsultas pela internet.
Estruturado por capítulos, o estudo primeiramente apresenta um breve histórico da empresa, seguido da caracterização e contextualização do setor observado. Por fim, as considerações finais.
.
1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA


A Barley é uma Micro Cervejaria e teve sua primeira fabricação como hobby em agosto de 1992 , por Francisco Assis Sturmer e Vitor Hugo Schwarz.Feita artesanalmente, foi produzida esporadicamente para consumo próprio, sem comercialização. Mas com o aprimoramento dos processos e o passar do tempo, esse hobby acabou se transformando e, em 02 de outubro de 2002, foi fundada a Micro Cervejaria Barley Ltda.
A cerveja começou a ser comercializada, seguindo os princípios da cerveja pura, como há na Alemanha, de acordo com a Lei de Pureza, do anode 1516. A Lei de Pureza consiste na composição: água, malte, lúpulo e fermento, sem nenhum conservante.
A companhia produz o Chopp não filtrado (natural), o Chopp filtrado e o Chopp Bock (apenas no Inverno). A Barley pode ser vendida em barris de 5, 10, 15, 20 30 e 50 litros e em garrafas long neck , adotando o slogan "Quem prova, não esquece".
Encontrada nos melhores bares, restaurantes epubs que trabalham com cervejas especiais e artesanais, a Barley oferece opções para paladares requintados e exigentes. Centra a sua distribuição no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É natural, visto que a empresa se localiza no município de Capela de Santana - RS. São várias as localidades onde se pode degustar a Barley e onde existem revendedores, nomeadamente Porto Alegre, Caxias do Sul,...
tracking img