Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Diferencie pesquisa qualitativa de quantitativa:
As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema,objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes, de forma espontânea.
As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudesexplícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados.
2- Quais movimentos filosóficos influenciam a pesquisa qualitativa e quais influenciam a pesquisa quantitativa?
A pesquisa qualitativa caracteriza-se como uma abordagem interpretativa e compreensiva dos fenômenos, buscando seus significados e finalidades. Essa metodologia baseia-se numa perspectivaepistemológica em que o conhecimento resulta de processos dinâmicos que fluem dialeticamente. Do princípio da relatividade, da complementaridade e da incerteza deriva uma concepção de verdade relativa e temporária. Do ponto de vista metodológico, os fenômenos são considerados em função do contexto em que são investigados; tanto a objetividade quanto a subjetividade são consideradas, sendo que aintersubjetividade se configura como a melhor posição possível do pesquisador diante do conhecimento e de seu objeto de investigação. A metodologia qualitativa de pesquisa é resultante de um movimento que avalia e critica o método científico moderno.

A pesquisa quantitativa se centra na objetividade.Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida combase na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc.

3-Defina e cite exemplos de:
a) Método Histórico.
Consiste investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na Sociedadede hoje, pois as instituições alcançaram sua forma atual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época. Seu estudo para uma melhor compreensão do papel que atualmente desempenham a Sociedade, deve remontar aos períodos de sua formação e de sua modificações.
EX.: Para compreender a noção atual de família eparentesco, pesquisa-se no passado os diferentes elementos constitutivos dos vários tipos de família e as frases de sua evolução Social;
b) Método Comparativo.
Este Método realiza comparações com a finalidade de verificar similitudes e explicar divergências. O método comparativo é usado tanto para comparações de grupos no presente, no passado, ou entre os existentes e os do passado, quanto entresociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento.
Ex.: Classe Sociais no Brasil, na época Colonial e atualmente
Organização de Empresas Norte Americanas e Japonesas
c) Método monográfico.
O método Monográfico consiste no estudo de determinados indivíduos, profissões, condições, instituições, grupos ou comunidades, com afinalidade de obter generalizações. A investigação deve examinar o tema escolhido, observando todos os fatores que o influenciaram e analisando-o em todos os seus aspectos.
Ex.: O orçamento familiar, as características de profissões ou de indústrias domiciliares, custo de vida etc.
d) Método tipológico.
Ao comparar fenômenos sociais complexos, o pesquisador cria títulos ou modelos ideais.Construí-los a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno. A característica principal do tipo ideal e não existir na realidade, mas servir de modelo para a análise e compreensão de casos concretos, realmente existentes.
Ex.: Estudo de todos os tipos de Governo Democrático, do presente e do passado para estabelecer as características típicas ideais da Democracia.
e) Método genealógico....
tracking img