Trabalho pra hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Venho através desse trabalho expor um pouco sobre as doenças que assolam a humanidade : as doenças sexualmente transmissíveis , isso é que através do ato sexual pode passar de humano para humano. 
Nos últimos anos, principalmente após o inicio da epidemia da AIDS, as DST (doenças sexualmente transmissíveis) readquiriram importância como problema de saúde publica. Entretantoalguns fatos negativos têm sido percebidos no contexto da atenção as DST em nosso país como a escassez de dados epidemiológicos relativos às DST, onde apenas a AIDS e a sífilis congênita possui uma notificação compulsória; outro fato agravante é a forma como os portadores de DST são discriminados nos vários níveis do sistema de saúde, onde o atendimento é muitas vezes inadequado, resultando nasegregação e exposição a situações de constrangimento, e esse fato se dá, por exemplo, quando os pacientes têm que expor seus problemas em locais sem privacidade ou a funcionários despreparados que muitas vezes demonstram seus próprios preconceitos ao emitirem juízos de valor, essas situações acabam por ferir a confidencialidade da pessoa, trazendo sentimento de discriminação e contribuindo para o seuafastamento dos serviços de saúde.

DST
Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficientepara prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Alguns grupos, principalmente os religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade poderiam bastar para evitar a disseminação de tais doenças.
Pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não- fiéis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro(a), que podecontrair a doença em relações extra- conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
Historia
Nas primeiras civilizações havia o culto aos deuses e deusas da fertilidade, que eram consideradas como uma dádiva. O culto à essas deusas era feito principalmente a partir da prostituição. Uma dascaracterísticas presentes nessas sociedades era a promiscuidade, um dos motivos para os surgimentos dessas doenças, que mais tarde seriam conhecidas como doenças venéreas, em referência à Vênus, considerada a deusa do amor.[5]
A Gonorreia foi citada na bíblia, mas a causa da doença só foi conhecida no século XIX. Além disso, no Egito antigo tumbas apresentaram alguns registros sobre a Sífilis.
Em 1494 houveum surto de sífilis na Europa. A doença se espalhou rapidamente pelo continente, matando mais de cinco milhões de pessoas. Cada localidade que ela passava recebia um nome diferente. Contudo, em 1536 foi publicado um poema médico, em que um dos personagens da história havia contraído a doença. O nome do personagem era Sifilo.
Antes de serem inventados os medicamentos, as doenças eram consideradasincuráveis, e o tratamento se limitava a diminuir os sintomas. Todavia, no século XX surgiu os antibióticos, que se mostraram bastante eficientes. Em 1980 a herpes genital e a AIDSsurgiram na sociedade como doenças incuráveis. Essa, por sua vez se tornou uma pandemia
Causas
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST,gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Prevenção
O preservativo, mais conhecido como camisinha é um dos métodos mais seguros contra as DSTs. Sua matéria prima é o latex. Antes de chegar nas lojas, é submetido à vários testes de qualidade.  Apesar de ser o método mais eficiente contra a transmissão do vírus HIV (causador da epidemia da SIDA), o uso de...
tracking img