Trabalho poo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAL DE CONTABILIDADE I – 1º Semestre – 1º Bimestre-2012
Curso de Administração

CONTABILIDADE
A Contabilidade é uma ciência social que estuda o Patrimônio de uma entidade econômico-administrativa, pessoa física ou jurídica, com o objetivo de obter registros classificados e sintetizados dos fenômenos que afetam a sua situação patrimonial e financeira.
Para entendimento do que vem aser a ciência da Contabilidade, podemos fazer uma analogia entre as três principais ciências envolvidas no universo das entidades econômica-administrativas: um empreendimento, para obter o sucesso esperado por seus investidores, deve sempre passar pelas etapas de planejamento, execução e controle de suas ações. Dessa forma, temos a Economia no planejamento das metas da empresa, a Administração naexecução de suas estratégias e ações e a Contabilidade no controle do resultado dessas ações (conceito extraído da Teoria da Contabilidade, de Sérgio de Iudícibus, 8 edição, pg.87)

ECONOMIA – Planeja ADMINISTRAÇÃO – Executa CONTABILIDADE – Controla

Para que a Contabilidade possa controlar, é fundamental que ocorra o registro de todos os fatos contábeis , isto é, de todos os eventos ouacontecimentos que afetam o patrimônio da empresa ou entidade em questão.

Objeto da Contabilidade
O objeto da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas.
Dentre as informações destacam-se aquelas de natureza econômica e financeira.
As de natureza econômica – os fluxos decaixa e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e são responsáveis pelas variações no patrimônio .
As de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.

Objetivo (finalidade) da Contabilidade
O objetivo principal da contabilidade, de acordo com a visão predominante, seria gerar informações para a tomada de decisões racionais tanto por usuários internosquanto por usuários externos da informação contábil.

Aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio
- qualitativos – refere-se a expressão dos componentes patrimoniais segundo a natureza de cada um trata-se do detalhamento desses componentes, segundo a sua espécie.
- quantitativo – refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em termos monetários.

Usuários das InformaçõesContábeis
Diversos são os usuários das informações contábeis, cada um, especificamente, com uma necessidade informacional diferenciada.
Podemos destacar como principais usuários:
a. Usuários Internos: os proprietários da empresa, gerentes, diretores, etc.
- Proprietários – necessitam de informações sobre: os resultados globais da empresa (lucro ou prejuízo) , o retorno do capital investido, a geraçãode caixa, a eficiência da empresa na utilização dos seus recursos, eficácia dos gestores na consecução de objetivos traçados, grau de endividamento, etc.
Gerentes ou diretores – as informações necessitadas por esses usuários referem-se à avaliação de desempenho dos seus subordinados e à obrigação que esses usuários têm de reportar resultados para os proprietários (accountability). A contabilidadepara tais usuários serve para o acompanhamento das operações da empresa e controle sobre como atingir os objetivos traçados no planejamento global.
b. Usuários Externos: os investidores (pessoas físicas ou jurídicas que adquirem participações em outras empresas), fornecedores de bens e serviços para a empresa, clientes, instituições financeiras, sindicatos, entidades governamentais, organizaçõesnão governamentais (ONGs) e outros.
-2-
- Investidores – precisam saber sobre o retorno de seus investimentos na empresa e a distribuição ou não de dividendos, principalmente. Esses usuários usam a contabilidade como informação relevante para tentar realizar previsões sobre os resultados futuros da empresa.
- fornecedores – a eles interessa verificar qual é a capacidade de endividamento da...
tracking img