Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECICLAGEM DO OLEO VEGETAL
UM DEVER DE TODOS

Marilson Adilson Siqueira

Prof. Ana Cicília Demetrio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID 2321) – Trabalho de Graduação
25/05/2011

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo orienta os alunos e a população, como o efeito como o efeito da reciclagem do óleo de cozinha pode contribuir para amanutenção da fauna e da flora, rios vão deixar de ser contaminados, solo e plantações vão deixar de ser contaminados, dessa forma possivelmente entregaremos nosso planeta para gerações futuras com menos problemas e desastres no meio ambiente.

Palavras-chave: Reciclagem. Meio Ambiente. Óleo

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa esta sendo realizada, pois é nosso dever informar os alunossobre a importância da reciclagem do óleo vegetal, para que os alunos possam transmitir isso para seus familiares e mudar o comportamento de suas famílias frente a esse produto de consumo diário, que quando descartado em lugares inadequados poderão prejudicar a alimentação e saúde da população.
Proporcionando aos alunos conhecimentos sobre a reciclagem do óleo de cozinha e seusbenefícios para o meio ambiente. Com o aumento do consumo do óleo de cozinha, uma quantidade cada vez maior deste resíduo é gerada com isto a preocupação com o seu descarte adequado de modo a minimizar o em pacto ambiental.

O QUE É RECICLAGEM

A reciclagem é reaproveitamento dos materiais. Muitos materiais podem ser reciclados os mais são o papel, o vidro, o metal, e oplástico o óleo de cozinha. As vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais. O termo reciclagem, aplicado a lixo ou resíduo designa o processamento de materiais, de sorte a permitir novamente a sua utilização. Trata-se de dar aos descartes uma nova vida. Neste sentido, reciclar é ressuscitar materiais, permitir que outra vez sejam aproveitados ( CALDERON,1999)

VANTAGENSDA RECICLAGEM

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômicos e sociais.

No meio ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos principalmente na água.
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que sãopassíveis de re-aproveitamento.
Segundo a ONG Ecoléo o óleo armazenado em garrafas e levado a postos de reciclagem é tratado e utilizado na produção de biodiesel, tintas, vernizes e sabão. Além desses benefícios gera renda e trabalho para a sua comunidade, preserva as águas e ajuda a salvar o nosso planeta.

Entre as vantagens ambientais da coleta seletiva, destacam-se aredução do uso de matéria prima virgem e a economia dos recursos naturais renováveis e não renováveis, além da redução da disposição de lixo nos aterros sanitários e dos impactos ambientais decorrentes (WAITE, 1995).

Para o retorno como matéria prima seja possível, é preciso uma serie de procedimentos e operações inter relacionados e seqüenciais, sendo eles: acondicionamento, atéo local de produção (PITTA JUNIOR 2009).

COMO DESCARTAR O OLÉO DE COZINHA CORRETAMENTE
O óleo de cozinha é utilizado pelas donas de casa, que sempre utilizam para o preparo de frituras. Mas depois de ser utilizado surge o problema quando se pensa em descartar o óleo já utilizado, onde jogar fora então?
O que muitas pessoas não sabem é que o óleo de cozinha éaltamente poluente, principalmente, quando em contato com a água. Por esse motivo, a melhor alternativa é colocá-lo em um vidro ou garrafa pet e entregá-lo na coleta de lixo.
O ambientalista Teodoro Guerra, presidente da Associação do Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA-JF), explica que o óleo compromete a qualidade da água, diminuindo a oxigenação e iluminação dos rios, fato que...
tracking img