Trabalho pim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aromaterapia
A aromaterapia é um termo criado pelo químico francês René Maurice Gattefosse em 1928 quando o mesmo publicou um artigo que defendia o uso de óleos essenciais na sua totalidade, sem que fossem divididos em seus constituintes básicos. Sua paixão pelas propriedades terapêuticas nasceu de uma experiência pessoal, quando sofreu uma forte queimadura nos braços e o óleo de lavandaimediatamente lhe aliviou a sensação de dor, cicatrizando o ferimento em poucos dias. Porem o termo é enganador, pois os aromas dos óleos, naturais ou sintéticos, não são em si terapêuticos. É a "essência" do óleo, as suas propriedades químicas, que lhe dá o possível valor terapêutico que o óleo possa ter. Aroma significa cheiro e terapia, cura, ou seja,  trata-se de uma técnica que envolve a utilizaçãode óleos essenciais com o objetivo de equilibrar a mente, o corpo e o espírito. O objetivo da aromaterapia é: primeiro, encontrar aromas especiais, únicos para cada indivíduo, que proporcionem sensações e emoções agradáveis e, segundo, apresenta-los à vida cotidiana, para aumentar nosso bem-estar.
A aromaterapia basicamente procura transmitir a o paciente toda a energia concentrada nos óleosessenciais, por diversos meios, como banhos, massagens, inalações, compressas, etc. A aromacologia (termo que define cientificamente a influencia de cheiros sobre as emoções e sentimentos, sua função é simples: proporcionar o bem estar emocional através dos aromas) mostra que o ser humano pode ser positivamente afetado ao ser exposto a certos cheiros, e alguns óleos essenciais podem contribuir  como tratamento de varias doenças,como as do sistema digestivo, respiratório, circulatório, etc.nesses casos como a pele é bastante  permeável aos óleos essenciais, as massagens são as melhores indicações. A aromaterapia é considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia (estudo das plantas medicinais e suas aplicações na curadas doenças.) e que é comumente usada em conjunto com esta. São utilizados no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.Enfim, a aromaterapia procura nos transmitir toda a energia, a força vital da planta, concentrada nos óleos essenciais ao paciente, sendo que esta energia pode atuar positivamente no nosso corpo e mente, trazendo bem estargeral e melhorando a nossa qualidade de vida.  
Os Óleos Essenciais 
Os óleos essenciais são a base da aromaterapia, são extraídos de plantas, flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas e, posteriormente misturados com outras substâncias – caso do óleo, álcool ou loção – o que permite a sua utilização de forma prática. Executado por profissionais especializados, o método deextração é um processo moroso e caro: são necessários 100 quilos de pétalas de rosas para produzir 5 colheres de chá de um óleo essencial! Um processo que também encarece o produto final, no entanto, e como se utilizam poucas gotas de cada vez e os efeitos são altamente eficazes, o investimento é considerado válido. Grande parte do mercado de  óleos essenciais se concentra nas industrias alimentícias e de cosméticos.Porem, como foi comprovado os benefícios a saúde de alguns óleos, houve um aumento considerável na prescrição de soluções que levam um ou uma combinação de óleos em suas formulas.
Os óleos essenciais são substancias voláteis que apresentam diferentes taxas de  evaporação, ou seja, enquanto existem óleos rápidos e leves , existem também óleos lentos e pesados.  Para classificarde acordo com essas taxas, surgiu a escala de evaporação. São classificados em três categorias:
Óleos de notas altas:  são familiares,leves e menos complexos.Eles agradam com facilidade e são os aromas que percebemos logo no primeiro contato com o perfume, tem uma ação mais rápida e devem predominar onde há extrema letargia, melancolia ou falta de interesse.
Óleos de notas médias: são...
tracking img