trabalho moises

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
fag- faculdade guaianás

Teoria Geral Dos Sistemas Na Produção
Gestão De Qualidade E Desenvolvimento Tecnológico I












São Paulo


ROMÉLIA CUNHA SILVA
Teoria Geral Dos Sistemas Na Produção





Trabalho Exigido Pelo Professor
Moises Aparecido Machado,
Matéria: Gestão Da Qualidade E Desenvolvimento Tecnológico I,
Tema: gestão de qualidade produção e operações,
Concluído conformeapostilado material de apoio.










Sumário
Teoria geral de sistemas 3
Um sistema pode ser definido como: 3
SISTEMA FECHADO 3
SISTEMA ABERTO 4
Produção e processo 4
De materiais 4
De informações 4
De consumidores 5
Processo de desenvolvimento do produto 5
O CICLO DE REALIMENTAÇÃO CLIENTE-MARKETING-PROJETO 6
Impacto ambiental 7












Teoria geral de sistemas
A importância da TGS é significativatendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado aoplanejamento de todo o processo.

Um sistema pode ser definido como:

Um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou propósito,operando sobre dados/energia/matéria, colhidos no ambiente que circunda para fornecer informação/energia/matéria.
Dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser fechados ou abertos.SISTEMA FECHADO

O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito). Por esta razão, o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico. O melhor exemplo de sistemasfechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas. Na realidade, não existe um sistema totalmente fechado (que seria hermético), nem totalmente aberto (queseria evanescente). Todo sistema tem algum grau de relacionamento e de dependência como ambiente. O sistemafechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente.
 SISTEMA ABERTO
O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são asorganizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistemaaberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente. E essa interdependência não obedece as leis determinísticas da física.

Produção e processo
O processo produtivo consiste na transformação de entradas (de materiais e serviços) em saídas (de outros materiais e serviços).
Transformação é o uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas. A maioria das operaçõesproduz tanto produtos como serviços. Os processos de transformação podem ser de vários tipos:
De materiais
 - processam suas propriedades físicas (forma, composição, características), localização (empresas distribuidoras ou de frete) ou posse (empresas de varejo).
De informações
 - processam a forma da informação (ex. contadores), localização (ex. empresa de telecomunicações) ou posse (ex....
tracking img