Trabalho livros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 73 (18159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
ARON RAFAEL POGERE
CARLOS MATIAS CARDOSO
EDERSON COELHO PRESTES
JAÍNE UMBELINO MACHADO
JOÃO SÉRGIO VASCO
LUCAS RÉGIS
ISADORA LEAL CORDEIRO
JHONATA DESIDÉRIO
LETÍCIA MACHADO
TUANY BARENTIN

ANTROPOLOGIA

Tijucas
2011

RESUMO

A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muitoampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados. Qualquer que seja a definição adotada, é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “outro”; uma maneira de sesituar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.

SUMÁRIO

RESUMO 2

1 O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL? 4

2 ANTROPOLOGIA: CIÊNCIA DAS SOCIEDADES PRIMITIVAS? 10

3 SOBRE O PENSAMENTOANTROPOLÓGICO 23

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 28

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28

1 O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?

O autor inicia a obra explicando o porquê do título escolhido. Ele estabelece uma distinção entre um “brasil”, escrito com letra minúscula que representa um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada na exploração de uma terra qualquer, e o Brasil com letra maiúsculaque representa um povo, uma nação.
Apresenta o brasil com b minúsculo como algo sem vida, apenas um pedaço perdido de Portugal e da Europa, enquanto o Brasil com b maiúsculo é algo muito mais complexo, algo com várias culturas, religiões e raças, é um país, um território reconhecido internacionalmente, uma nação .
Neste livro, com a ajuda de uma Antropologia Social o autor tenta buscar umaexplicação de porquê o Brasil se tornou Brasil. Por que aqui, como lá,o Brasil está em toda parte. Nas leis e nas nobres artes da política e da economia, das quais temos que falar sempre num idioma oficial e dobrando a língua; mas também na comida que comemos, na roupa que vestimos, na casa onde moramos e na mulher que amamos e adoramos.
Não queremos ver um Brasil pequeno e outro grande, já feito.Não! Queremos, isto sim, descobrir como é que eles se ligam entre si; como é que cada um depende do outro, e como os dois formam uma realidade única que existe concretamente naquilo que chamamos de “pátria”. O mistério dessa escolha é imenso, mas a relação é importante. Porque ela define um estilo, um modo de ser, um “jeito” de existir que, não obstante estar fundado em coisas universais, éexclusivamente brasileiro.
Sobretudo quando nos damos conta de que o homem se distingue dos animais por ter a capacidade de se identificar, justificar e singularizar: de saber quem ele é.
Como se constrói uma identidade social? Como um povo se transforma em Brasil? A pergunta, na sua discreta singeleza, permite descobrir algo muito importante. É que no meio de uma multidão de experiências dadas a todosos homens e sociedades, algumas necessárias à própria sobrevivência, como comer, dormir, morrer, reproduzir-se etc., outras acidentais ou superficiais: históricas, para ser mais preciso – o Brasil foi descoberto por portugueses e não por chineses, a geografia do Brasil tem certas características como as montanhas na costa do Centro-Sul, sofremos pressão de certas potências europeias e não deoutras, falamos português e não francês.
Será preciso discutir o Brasil como uma moeda. Como algo que tem dois lados. E mais: como uma realidade que nos tem iludido, precisamente porque nunca lhe propusemos esta questão relacional e reveladora: afinal de contas, como se ligam as duas faces de uma mesma moeda? O que faz o brasil, Brasil?

1.1 A CASA, A RUA E O TRABALHO
Observe-se uma cidade...
tracking img