Trabalho karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Redentor
Professora: Beatriz Mateus Pereira
Aluna: Evelin Ferreira Bastos
Vida e Obra de Karl Marx
Itaperuna, 19 de abril de 2010

Professora: Beatriz Mateus Pereira
Aluna: Evelin Ferreira Bastos
Disciplina: Sociologia
1º período
Curso: Administração

Karl Marx, um cientista social, historiador e revolucionário, nasceu a 5 de maio de 1818 em Treves, capital da provínciaalemã do Reno, cuja tradição remontava aos tempos de Roma. Treves desempenhava, no século XIX, importante papel na cultura dessa região, misturando o liberalismo revolucionário, vindo da França, com reação do Antigo Regime, liderada pela Prússia.
Filho de Hirschel, um advogado bem-sucedido e conselheiro de justiça de origem judaica, intelectualmente um racionalista de formação tipicamente iluminista.Em 1824 abandonou o judaísmo, batizando-se com o nome de Heinrich. Filho de Enriqueta Pressburg, uma dona-de-casa que, apesar de descendente de rabinos, não teve qualquer influência intelectual sobre sua formação. Era uma família de classe média, de situação confortável. De sua juventude não se sabe nada significativo. É apenas interessante observar que o futuro ateísta fanático tenha escrito umensaio de conclusão do curso secundário sobre o tema “A Unificação dos Crentes em Cristo”.
Aos 17 anos, Marx se matriculou na Faculdade de Direito da Universidade de Bonn. Não foram, porém, tempos de muito estudo e trabalho. O jovem descobriu a vida boêmia do estudante romântico, esbanjou dinheiro (ao menos ao entender de seu pai), e escreveu versos apaixonados à sua amiga de infância, Jenny vonWestphalen. Em 1836, voltando de Bonn, ficou noivo dessa jovem e idealista de rara beleza filha do barão von Westphalen. Esse casamento desigual se deparou com grande oposição de ambas as famílias, vindo a se realizar-se oito anos depois.
Para realizar o desejo do pai, que pedia o término dos estudos antes do casamento, Marx matriculou-se, em julho de 1836, na Universidade de Berlim, maior emais séria, na qual ele passou os quatro anos seguintes, afastou-se do Direito, apaixonou-se pela História e pela Filosofia e abandonou o romantismo em favor do hegelianismo que predominava na capital naquela época. Marx seguiu com destaque os cursos disciplinares e freqüentou o “Clube do Doutor”, círculo de jovens e brilhantes intelectuais hegelianos. Lá eles discutiam a filosofia de Hegel e outrosfilósofos românticos. Com 23 anos Marx se forma com um trabalho sobre um tema filosófico.
Depois de formado, Marx tentou seguir carreira acadêmica na universidade de Bonn com a ajuda de um amigo teólogo, mas logo é afastado pelo governo prussiano. Então, começa a se dedicar ao jornalismo, sendo o redator, em outubro de 1842, da “Gazeta Renana”, órgão de concentração dos intelectuais da região detendência liberal, publicado em Colônia. Essa atividade força-o a ocupar-se com problemas concretos de natureza política e econômica. Os incisivos artigos de Marx, particularmente sobre questões econômicas, levaram o governo a fechar o jornal em janeiro de 1843 por incomodar muitos poderosos e inflamar os ânimos da burguesia latifundiária tradicionalista da parte da Prússia.
Marx parte entãopara a França. Em Paris, no fim de 1843, ele estabelece contato com grupos organizados de trabalhadores alemães que haviam emigrado e com várias seitas de socialistas franceses. Estudioso de Feuerbach, Marx escreve a Crítica do direito público de Hegel, da qual introdução foi publicada em Paris no ano seguinte por Ruge, nos “Anais Franco-Alemães”, publicação de vida efêmera, que pretendia ser umaponte entre o nascente socialismo francês e as idéias dos hegelianos radicais alemães, da qual ele seria, a convite de Ruge, co-diretor. Na cidade Luz, Marx entrou em contato e foi bem recebido por vários grandes intelectuais, sobretudo o seu grande amigo e colaborador de toda a vida, Friedrich Engels. Porém a ousadia e o impacto dos “Anais” acabaram por decretar o seu próprio fim, tendo sido...
tracking img