Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional
Administrar uma empresa hoje requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência: planejar, organizar e controlar. Hoje é preciso ter habilidades humanas em alto grau de refinamento. Questões relacionadas a liderança e poder.

O que é então Comportamento Organizacional???

É um campo de estudo que ajuda a prever,explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

Histórico
p Sua

origem a partir da Revolução Industrial do século XVIII e XIX – descaroçador de algodão, a máquina a vapor, linhas de montagem – maior número de trabalhadores. p Administração Científica – área de concentração o aumento da eficiência do comportamento no trabalho e dos processos de produção.

Histórico
pAdministração

das Relações Humanas Atingimento de resultados – buscar a satisfação dos trabalhadores. dos sistemas abertos Uma estrutura unificada de subsistemas inter-relacionados sujeitos às influências do ambiente.

p Administração

Os Gerentes nas organizações
As pressões sobre as empresas são cada vez maiores, exigindo das pessoas e, principalmente dos seus gerentes maneiras diferentes eseguras de se alcançar melhores resultados.

Os Gerentes nas organizações
Os Gerentes, atualmente, são levados a dar respostas às situações complexas que exigem diferentes habilidades. As pressões de tempo, satisfação do cliente, redução de custos, etc.

Restrições aos gerentes
p p p

Não conhecem em profundidade as demandas, características e tendências. Não sabem das suas necessidades,expectativas e dificuldades. Têm medo das conseqüências, não têm autonomia, preferem que seus superiores assumam as conseqüências.

Restrições aos gerentes
p

p

Tarefas muito de rotina, ações voltadas ao que já ocorreu e não para questões prospectivas. Não sabem lidar com as emoções, não sabem liderar, nem tampouco conduzir uma boa reunião com participação intensa de todos.

O gerenteprecisa . . .
p

Conhecer da melhor forma e em profundidade os fatores relacionados ao comportamento humano, como a importância das percepções, a influência das atitudes e a abrangência dos nossos valores.

Percepção
“A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro.”

AtitudesPredisposição favorável ou desfavorável com relação às pessoas, objetos e situações.
Atitudes são aprendidas e passíveis de serem modificadas.

Valores A maneira como vemos a vida, as pessoas e o mundo depende dos nossos valores. Eles são componentes dos nossos modelos mentais. As organizações se constroem sobre seus valores.

Grupo de alto desempenho
É preciso que a pessoa aprenda comointeragir de maneira a compartilhar informações, confrontar diferenças e cooperar com os seus pares. Elevado grau de responsabilidade no desempenho de diversas funções, as diferenças entre os membros em termos de experiência e conhecimento são aproveitadas para o resultado final.

Grupo de alto desempenho
Os resultados alcançados pelos grupos dependem muito do grau de participação de cada um, bemcomo o nível de empowerment (delegação, empodeiramento), de que as pessoas dispõem. Equipes autogerenciadas.

Valorização da diversidade
A empresa formada de diferentes públicos internos tem um repertório rico de comportamento e conhecimento para atender a diferentes públicos externos – diversidade que estimula a criatividade.

Valorização da diversidade
Falar de diversidade é falar deinclusão de minorias, não sustentada por um protecionismo, mas baseada na competências. Competência é vital para a sobrevivência das organizações.

Postura Tirana
p p

p p

Impor sobrecarga de trabalho; Sonegar informações e criar dificuldades para realização de um trabalho; Desmoralizar o trabalho ou colocar em dúvida a competência das pessoas; Mostrar indiferença pelas condições em que as...
tracking img