Trabalho idpp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Empreender é uma atividade desafiadora, por isso o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, ultrapassando até mesmo os EUA, Argentina e China.
Não dá para se pensar em empreendedorismo sem recorrer à administração, pois antes de colocar as ideias e inovações em prática é necessário haver planejamento e visão, além de muita criatividade, característica importante doadministrador empreendedor.
Apesar de toda a capacidade empreendedora do Brasil, o lucro das empresas do ramo privado corresponde entre 20% e 21% apenas do PIB, (enquanto na Itália chega a 60% da economia). Isso se dá pelo alto custo do país.
Nós compreendemos empreendedorismo como a capacidade de inovar de perceber uma necessidade ou existência de um espaço para a prática ou produção de algo novo. Ouseja, recebido pelas pessoas como benefício, somada com a determinação de iniciar os estudos e ações; para trazer um plano concreto.
Empreender é se utilizar das atividades de quem se dedica a geração de riquezas.
Ou seja, na transformação de conhecimentos, produtos ou serviços, ou no próprio conhecimento para a inovação em áreas como marketing, produção, organização, entre outras.
A conquistada estabilidade da economia abriu portas do progresso que criou uma nova classe média emergente no Brasil.
O termo empreendedor se popularizou a pouco mais de uma década. Junto com essa novidade surgiu-se a confusão entre o que é ser um empreendedor, e um administrador. Sabe-se que ambos têm um papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual o seu devido valor, porémnota-se que é necessário demonstrar as suas respectivas definições de características e atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade.

EMPREENDEDOR

De acordo com Dornelas (2004) empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dosrecursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”, ou seja, é um processo que uma pessoa desenvolve seu próprio empreendimento, isto é, transforma uma ideia em negócio. Para Pinto e Rodrigues (2005) “o termo empreendedorismo, nos dias atuais, vem sendo utilizado de forma abrangente, referindo-se a ações inovadoras e dinâmicas”.

Apesar das diversas vertentes que este termo assumiu ao longo dotempo, ele é bastante antigo, datando desde o final do século XVIII, onde indicava uma pessoa que criava e conduzia projetos e empreendimentos. Mas, só no início do século X, o termo foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovação. Embora existam inúmeros conceitos, muitos deles utilizam dessa relaçãoempreendedor/inovação, a qual tem permanecido como uma das características dominantes, o que não deixa de ser verdade, no entanto não se restringe apenas a isso. Uma pessoa pode montar um negócio que dê certo, e por mais que não inove, não deixa de ser um empreendedor. Diversas pessoas montam seu próprio negócio hoje, no entanto a concorrência é forte, o mercado é difícil, desta maneira só os melhores permanecem,aqueles que se destacam que são bons empreendedores.

Segundo José Carlos Teixeira em um artigo publicado na Revista do Banco do Nordeste-Notícias, de 19/05/2000: “Empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos. Enfim, empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, iralém do tradicional”. Desta maneira, um bom empreendedor é aquele que esta sempre em busca dessas características, de boas ideias, que questiona que quer sempre algo diferente, que seja visionário.

ADMINISTRADOR

De acordo com Maximiano (2006) “administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos”, ainda diz que...
tracking img