Trabalho hpij

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* 1) Na constituição de 1824, o governo era uma monarquia unitária e hereditária,onde o chefe de estado manten-se no cargo até a morte ou a abdicação, passando assim o cargo ao seu filho mais velho.* A existência de 4 poderes: o LEGISLATIVO, o EXECUTIVO, o JUDICIARIO e o PODER MODERADOR, este acima dos demais poderes, exercido pelo Imperador;
* O Estado adotava o catolicismo comoreligião oficial. As outras religiões eram permitidas com seus cultos domésticos, sendo proibida a construção de templos com aspecto exterior diferenciado;
* Define quem é considerado cidadão brasileiro;* As eleições eram censitárias e indiretas;
* Submissão da Igreja ao Estado, inclusive com o direito do Imperador de conceder cargos eclesiásticos na Igreja Católica.
* Foi uma dasprimeiras do mundo a incluir em seu texto (artigo 179) um rol de direitos e garantias individuais;
* O Imperador era inimputável (não respondia judicialmente por seus atos).
* Por meio do PoderModerador o imperador nomeava os membros vitalícios do Conselho de Estado os presidentes de província, as autoridades eclesiásticas da Igreja oficial católica apostólica romana, o Senado vitalício. Tambémnomeava e suspendia os magistrados do Poder Judiciário, assim como nomeava e destituía os ministros do Poder executivo.
* Na constituição de 1891, Consagrou a existência de apenas três poderesindependentes entre si, o Executivo o Legislativo e o judiciário. O antigo Poder moderador, símbolo da monarquia, foi abolido. Os membros dos poderes, Legislativo e Executivo seriam eleitos pelo votopopular direto, caracterizando-os como representantes dos cidadãos na vida política nacional.
* Os senadores deixaram de ter cargo vitalício,os mandatos tinham duração de quatro anos para opresidente, nove anos para senadores e três anos para deputados federais.
* Sistema de governo presidencialista, o presidente da República passou a ser o chefe do Poder executivo.
* As eleições...
tracking img