Linux, entendendo o sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 413 (103123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linux,
Entendendo o Sistema











Carlos E. Morimoto
Muita gente usa Windows sem utilizar nada muito além das funções básicas. Da mesma forma, muita gente usa Linux sem entender como o sistema funciona, sem saber como resolver problemas comuns e sem usar mais do que alguns dos programas pré-instalados.
Até certo ponto, é mais difícil ensinar Linux, pois existem muitasdistribuições diferentes, com conjuntos diferentes de programas e utilitários de configuração. Existem também as diferenças entre o KDE e o Gnome e as diferenças na instalação dos programas, só para citar alguns fatores.
Mas, na minha opinião, não existe sistema difícil, existem livros e tutoriais mal escritos ;). Este é um livro dedicado a mostrar como o Linux funciona, que explica as diferenças entreas principais distribuições e se aprofunda em duas delas: O Kurumin e o Ubuntu. A maior parte das dicas também se aplicam ao Debian e a outras distribuições derivadas dele, dando-lhe uma boa base para utilizar também outras distribuições.
Normalmente, os usuários Linux acabam adquirindo também conhecimentos sobre hardware, fundamentos sobre programação e outras áreas relacionadas. Isso acontecepois tradicionalmente as distribuições Linux sempre foram mais complicadas de usar, obrigando quem usa a resolver mais problemas e desenvolver mais habilidades.
Hoje em dia isso não é mais correto em todos os casos. Já existem distribuições muito fáceis de usar, embora distribuições "difíceis" como o Debian (puro) e o Slackware ainda continuem bastante usadas. O caminho natural é começar usando oKurumin, Slax, Knoppix ou outro live-CD e, a partir de um certo ponto, começar a testar as distribuições mais tradicionais.
Um usuário Linux avançado conhece diversos programas e sabe trabalhar em diversas distribuições diferentes. Apesar de existirem muitas diferenças entre elas, os componentes do sistema continuam fundamentalmente os mesmos. Por isso, conhecendo as diferenças gerais, é possíveldominar várias distribuições diferentes sem tanto esforço.
Este é um livro para iniciantes, no sentido de que você não precisa de muitos conhecimentos prévios para acompanhá-lo, mas sem cair no erro de se limitar apenas a explicações superficiais. Este não é um livro que se destina a fazer propaganda ou mostrar como é fácil usar Linux, mas que mostra o sistema como ele é, lhe oferecendo uma curvaacentuada de aprendizado.
Ele começa do básico, explicando o básico sobre hardware, redes e programação, para depois abordar as diferenças entre as distribuições e os componentes básicos do sistema partindo em seguida para a parte prática. Uma das grandes preocupações é explicar de forma clara, lhe tratando como a pessoa inteligente que é.
Capitulo 1: Introdução

O sistema operacional é oresponsável por "dar vida" ao PC, fazer a placa de vídeo mandar imagens para o monitor, a placa de rede enviar e receber dados e assim por diante. Ele é o responsável por fazer as coisas funcionarem e rodar os programas da forma mais estável e rápida possível.
Existem vários sistemas operacionais, que servem às mais diversas aplicações, de servidores a celulares. O Linux é um sistema livre, o quesignifica que ele não é desenvolvido por uma única empresa ou organização, ele é a soma dos esforços de uma comunidade mundial, que inclui tanto empresas quanto desenvolvedores autônomos.
O código fonte é aberto, o que permite que qualquer interessado estude e modifique o sistema. Muitas destas melhorias acabam sendo incorporadas ao sistema principal, fazendo com que ele evolua muito rápido.Um pouco sobre a história do Linux


Paralelamente à história da informática que conhecemos, com a IBM lançando seu IBM PC em 1981, o MS-DOS e as várias versões do Windows, existiram várias versões dos sistemas Unix, como o Solaris e o AIX que reinaram durante muito tempo nos servidores.
Mas, o Windows foi o primeiro sistema operacional amigável e acessível, que o transformou numa espécie de...
tracking img