Trabalho etec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC - PROFº ALFREDO DE BARROS SANTOS

MEIOS DE IMPRESSÃO E PROCESSOS GRÁFICOS
1° E – Comunicação Visual/Manhã
Alunos:
Anna Luisa, Anna Carolina,Deyvid Souza, Leidiane, Luan, Luis Fernando, Tatiane,Gustavo e Wanderson.

Guaratinguetá – Agosto/2012

ETEC - PROFº ALFREDO DE BARROS SANTOS

MEIOS DE IMPRESSÃO E PROCESSOS GRÁFICOS
1° E – Comunicação Visual/Manhã
Alunos:
Anna Luisa,Anna Carolina,Deyvid Souza, Leidiane, Luan, Luis Fernando, Tatiane,Gustavo e Wanderson.

SERIGRAFIA

Trabalho apresentado como exigência para a aprovação na disciplina de Meios de Impressão e Processos Graficos - MIPG da Etec “Profº Alfredo de Barros Santo” no Curso Técnico de Comunicação Visual, sob Orientação da Professora Marcela.

Guaratinguetá – Agosto/2012
TRABALHO DE MEIOS DEIMPRESSÃO E PROCESSOS GRAFICOS

SERIGRAFIA

ETEC – Professor Alfredo de Barros de Guaratinguetá
Solicitante: Marcela
Alunos: Anna Luisa, Anna Carolina,Deyvid Souza, Leidiane, Luan, Luis Fernando, Tatiane,Gustavo,Wanderson.

Introdução:

Este trabalho foi feito no intuito de aprofundarmos no estudo da Serigrafia e também nas artes de estampar com a impressão no qual a tinta é vazada, dentro de umprocesso serigráfico também explicado no conteúdo.
Serigrafia é um processo de impressão  pela pressão de um rodo ou puxador através de uma tela preparada. A tela (Matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsãofotossensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível que foiexposta a luz. É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Também pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).
De forma a proporcionar maiorconhecimento e aprendizado, desenvolvemos a pesquisa das laudas seguintes.

1 – A HISTÓRIA DA SERIGRAFIA

Para começarmos os nossos estudos sobre a Serigrafia, precisamos entender e primeiramente ter conhecimentos sobre sua historia.
A arte de estampar é um processo de impressão que tem registro histórico datado de mais ou menos 3.000 anos antes da era cristã, esse registro é o selo real com oqual as monarquias imperiais da Ásia Menor davam valor de documento a um escrito. Também, a arte de estampar foi muito desenvolvida no Egito usando-se tecidos que recebiam a impressão através de gravações efetuadas em placas de madeira. Em sua Língua, os gregos antigos denominavam serigrafia como serikos graphein (seda + desenho), mas não eram mestres nesta arte. Já a estampa de textos iniciou-se naChina e teve um desenvolvimento artístico tão fenomenal que veio a influenciar a Europa; ainda na China, iniciou-se a utilização do tecido de seda (daí o nome silkutilizado pelosanglo-saxõesquando se referem a tal processo) para impressões múltiplas, ou em série (no inglês: serial) de uma imagem. E no Império Romano, sabe-se pelas descobertas arqueológicas em Pompéia, utilizava-se a arte deestampar para sinalizar (no inglês: sign) publicamente um ato político ou cultural.
Na China os recortes em papel (cut-papers) não eram só usados como uma forma independente de artefato, mas também como máscaras para estampa, principalmente em tecidos.
No Japão o processo com estêncil alcançou grande notabilidade no período Kamamura quando as armaduras dos samurais, as cobertas de cavalos e os...
tracking img