Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
R O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, “O que é isso, companheiro?” é um filme que aborda fatos verídicos da realidade política brasileira na década de 60, que culminaram na anistia, em 1979, e nas eleições diretas para presidente em 1989.

Características: Filme brasileiro, colorido, 105 minutos, produzido em 1997.
Direção: Bruno BarretoGênero: Drama
Distribuição em vídeo: Columbia Home Vídeo
País de Origem: Brasil/EUA
Prêmios/indicações: Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro
Título Original: O Que é Isso Companheiro?

A ditadura militar brasileira aconteceu nos anos de 1964 a 1985. Caracterizada pela repressão e censura nos meios de comunicação, tem pontos importantes a serem ressaltados, com os quais o seufim não aconteceria.
O filme “o que é isso companheiro” retrata vários aspectos da ditadura e acontecimentos importantes. O ideal de vários jovens da época, a luta armada e o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, fato muito marcante.
O filme começa com três amigos, dois que se interessam pelo ideal de liberdade e ingressam para a luta armada, e outro que segue a carreira artística.
Entreos que ingressam na luta armada, um é preso no primeiro assalto feito por eles, e o outro segue sendo o cérebro da operação. Este então tem a ideia de usar o dinheiro conseguido no assalto para comprar armas. Mas percebe, no entanto que os atos da guerrilha não têm percepção da sociedade.
Com o objetivo de mostrar a sociedade os absurdos da ditadura, que não eram noticiados e tão pouco se ficavasabendo de muitas coisas acontecidas, teve a ideia do sequestro, algo que seria noticiado, devido à importância dos estados Unidos no Brasil na época, e assim não passaria despercebido para a população. Foram chamados dois companheiros de guerrilha com mais experiência e o sequestro foi concretizado.
Eles conseguiram seus objetivos, foi noticiado pela imprensa o sequestro, foi mostrada apopulação que existia tortura e presos políticos e o maior de seus objetivos foi alcançados, uma lista de presos a ser soltos foi cumprida.
Mas como nenhum crime é prefeito, eles foram descobertos, presos e torturados. Foram soltos depois de algum tempo quando ouve outra lista de presos a ser soltos pelo sequestro de outro embaixador.
Fatos como esses são extremamente radicais, pegar em armas, fazerassaltos e sequestros. Mas sem essas pessoas que tiveram coragem e não se acomodarão com a situação, talvez vivêssemos em ditadura até hoje. Essas pessoas deveriam ser tidas como heróis e não pensar que essas pessoas são bandidas, os discriminar e tratar com indiferença, fato acontecido com a atual presidente da república.
Devido à participação de Alan Arkin, foi mais fácil para o filme percorrer ocircuito internacional, onde recebeu o nome de Four Das in Setembro, caso que não deixa de perder a identidade do filme, pois no filme são retratados os quatro dias do sequestro, cujo dia em que o embaixador seria libertado ou morto era sete de setembro!
Análise crítica do filme
Bem escrito e tenso, o filme "O Que É Isso, Companheiro?" habilmente demonstra as falhas das pessoas que tentam combaterfogo com fogo: "olho por olho". Alan Arkin é maravilhoso como o embaixador.
O roteiro geral do filme sustenta-se em três pilares que, se confrontados com a história real, são bastante polêmicos e perigosos em razão de que podem oferecer à juventude de hoje uma visão diversa e, sobretudo distorcida, do papel político e social desempenhado pela juventude na geração dos anos 60 e 70 em nosso país.Conforme Vera Silvia Araújo Magalhães, a versão cinematográfica produz uma visão equivocada daquilo que a juventude da época defendia: “nós não éramos uns ingênuos, ao contrário, a gente estudava desde os teóricos mais evidentes, como Marx, Engels, até Kant. A geração de 1969 lutava por uma ética, uma estética que continua até agora”.
Apesar de, a princípio, o filme parecer destinado ao...
tracking img