Trabalho engenharia software asap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia ASAP – SAP
Muita gente já ouviu falar do termo “ASAP” (AcceleratedSAP), mas na prática, algumas pessoas não sabem no que consiste e quais são as fases da metodologia ASAP da SAP para os projetos de implantação do ERP.
Vou resumir, brevemente, as 5 fases que compõem a metodologia ASAP.
1) Preparação do Projeto: consiste, basicamente, em identificar o time necessário para a execuçãodo projeto, o desenvolvimento do plano e da estratégia de implementação do projeto.
2) Business Blueprint: identificar, mapear e detalhar os processos atuais do cliente e detalhar como esses processos serão aderentes ao standard do SAP e, caso não o sejam, detalhar GAPs que serão desenvolvidos para atender as demandas que o SAP não atende. Nesta fase são geradas as documentações de cada módulo,detalhando como o sistema será configurado e parametrizado para atender aos processos do cliente.
Alguns dos documentos que podem ser gerados nessa fase são: Documento de Escopo, “AS IS” (Ou seja, definição do cenário atual, com detalhamento dos processos de negócio atualmente utilizados e como), “To Be” (definição do cenário futuro de implantação, ou seja, como ficará e será configurado no SAP),Análise de GAPs (Tudo que será necessário implantar no sistema e que o “Standard” não atende, com esse mapeamento o cliente poderá decidir se irá desenvolver as novas funcionalidades ou não), “Sign Off” (este documento comprova que o  cliente revisou o Blueprint e concordou com o que foi levantado e será configurado no sistema).
3) Realização: implementação de todos os processos de negócio,configurações, parametrizações, baseados no Blueprint gerado. Nesta fase também podem ser feitos os desenvolvimentos levantados nos GAPs. Os testes unitários e integrados são efetuados nesta fase.
4) Preparação final: completar os testes, treinamento final dos usuários e preparação final das cargas de dados para o ambiente de produção.
5) Go-Live e Suporte: O Go-Live é a entrada do sistema emprodução e o suporte, dispensa maiores comentários.
Abaixo, uma descrição um pouco mais detalhada dos objetivos e produtos entregues em cada uma das fases, de acordo com a metodologia ASAP:

Fase de Preparação  |
ObjetivosCompreender plenamente os direcionadores estratégicos, capacidades a serem desenvolvidas.Atividades Principais * Plano de trabalho da equipe do projeto * Transmitir as metas doprojeto para obter um entendimento uniforme (kick off). * Visão geral da metodologia para a condução do projeto. * Os modelos de documentação de configuração e dos processos | Produtos * Entendimento e Validação do Modelo de Negócio em nível de cenários |


Fase de Blueprint  |
ObjetivosNessa fase serão definidos todos os cenários de negócios da organização. As atividades principais aserem apresentadas em cada processo serão  desenhadas.Atividades Principais * Levantamento dos cenários de negócios * Identificação das cargas, interfaces desenvolvimentos | Produtos * Definição parametros gerais de configuração (unidades de medidas, estrutura organizacional) Inicialização da fase * Detalhamento dos cenários de negócio e definição dos BPP`s * Análise de GAP eidentificação de interfaces e desenvolvimentos * Formulários * Relatórios * Interfaces * Conversões * Melhorias * Workflow * Adaptações * Definição de Cenários e estratégia de testes |


Fase de Realização |
ObjetivosO objetivo desta fase é customização das funcionalidades dos processos SAP ECC.Atividades Principais * Finalização do processo de mapeamento *Definição de funções e tarefas a serem executadas. * Desenhar estratégia migratória * Início dos testes unitários e integrados. * Formação dos multiplicadores. * Aprovação dos cenários configurados no sistema. | Produtos * Configuração do Baseline * Configuração dos Cenários * Teste unitário * Teste integrado |

Fase de Preparação Final  |
ObjetivosO objetivo desta fase é...
tracking img