Trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO TRABALHAR EM EQUIPE

• Discutir exclusivamente idéias: um bom componente busca idéias e discute idéias, evita questões pessoais no trabalho em equipe e considera apenas propostas concretas.
• Buscar um diálogo competente: os argumentos devem sempre ser apresentados de maneira clara, para que possam ser entendidos e discutidos pelas partes.
• Não temer o conflito: O bom componente devesaber lidar com os conflitos e administrá-los com firmeza e habilidade. Os conflitos acabam sempre acontecendo e isso é saudável, desde que se saiba tirar deles o melhor proveito para o sucesso da negociação. Conflitos não significam desavenças, mas diferentes pontos de vista.
• Saber ceder: fazer concessões em nome do grupo é uma atitude natural dos que trabalham em equipe. Desse modo, ocomponente consegue também aceitação e aprovação de todo o grupo.
• Discordar construtivamente: críticas são sempre construtivas quando feitas com critério. Criticar é saudável, mas há pessoas que criticam tudo, o tempo todo, pelo simples prazer de destruir. Por outro lado, há pessoas que concordam com tudo só para terem o trabalho de analisar o assunto; há outras ainda que não desejam se expor nem secomprometer. O bom componente sabe que críticas construtivas e propostas alternativas são sempre bem-vindas no trabalho de equipe.
• Construindo idéias: uma idéia pode ser ampliada ou modificadas através de discussões e acordos e, assim, resultar numa ação conjunta.

FASES DO TRABALHO EM EQUIPE

• Abordagem: O componente deve saber como encaminhar qualquer questão no ambiente de trabalho, seja parasugerir mudanças, seja para criticar ou elogiar os serviços ou os colegas. O componente precisa aprender a apresentar suas idéias no momento certo, de maneira a estabelecer relações pessoais construtivas.
• Conversa: Tendo conhecimento profundo da situação e dos objetivos que pretende alcançar numa conversa (numa reunião, num momento de decisão, na hora de resolver um problema etc.), ocomponente apresentar uma argumentação que justifique suas opiniões, idéias e sugestões. O componente não pode cair na tentação de falar demais se não tem o que dizer, tampouco deve deixar de falar por receio de se expor ou de não agradar.
• Superação de objeções: Nesta fase do trabalho em equipe, ocorre a avaliação das sugestões e propostas apresentadas. Os parceiros de trabalho contrapõem argumentos eposteriormente avaliam as sugestões e as propostas apresentadas.
• Acordo: Ultrapassada a fase dos debates entre os membros de uma equipe e a apresentação do ponto de vista de cada um, o componente precisa ter o espírito de corporação e procurar chegar a um consenso com os colegas. Lembramos que consenso não implica, necessariamente, unanimidade; ele leva em conta as posições de todas as partesinteressadas na conciliação das opiniões conflitantes.
• Reabordagem: Abrir possibilidades para um assunto ser reabordado pela equipe de trabalho é acreditar na possibilidade de se chegar a um acordo, a um consenso. A reabordagem confirma que o trabalho em equipe eficaz é o resultado do cultivo permanente na idéia do “nós”. Ela pressupõe a possibilidade de rever posições ou decisões tomadas, apartir do momento que um fato novo ou uma reflexão mais profunda aponte para uma solução melhor.






Os dez mandamentos do trabalho em equipe

1- Jamais subestimar os pontos de vista dos integrantes de sua equipe de trabalho.

2- Centrar sua atenção unicamente nas idéias.

3- Aprender a ouvir.

4- Buscar cooperação através do diálogo, da conversa.

5- Confiar em si mesmo e participar ativamente dotrabalho em equipe, expondo suas idéias com clareza.

6- Despertar a confiança dos demais integrantes da equipe.

7- Dominar as emoções fortes.

8- Aprender a ceder.

9- Manter uma postura ética nas relações com os integrantes da equipe.

10- Valorizar o acordo, o consenso.



Integrante da Equipe


Aquele que faz parte do time e que, com determinação e entusiasmo, age de forma cooperativa para...
tracking img