Trabalho de

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FURAÇÃO ENGENHARIA MECANICA










FURAÇÃO





















Santo André - SP

20.....





1- RESUMO


A Furação é a operação de usinagem que tem por objetivo abrir, alargar ou acabar furos em peças. Na furação uma ferramenta (broca) de dois gumes executa uma cavidade cilíndrica na peça. O movimento da ferramenta é uma combinação derotação e deslocamento retilíneo (ao longo do eixo do furo). Os furos podem ser produzidos em dimensões que variam desde poucos milímetros até vários centímetros de diâmetro.

Uma variante da furação é o alargamento de furos, onde uma ferramenta similar à broca, porém com múltiplos gumes, remove material de um furo, aumentando seu diâmetro, ao mesmo tempo conferindo-lhe um alto grau deacabamento. Este é um processo típico de acabamento.





















2 - SUMÁRIO

PÁG.

1 - RESUMO 2

2 - SUMÁRIO 3

3 - INTRODUÇÃO 4

4 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

4.1 – PARTES DE UMA FURADEIRA
4.2 - PROCESSO DE FURAÇÃO
4.3 - TIPOS DE FURADEIRAS4.4 - OPERAÇÕES ESPECIAIS REALIZADAS COM FURADEIRAS

5 - BROCAS 11
5.1 - FORMA CONSTRUTIVA DAS BROCAS HELICOIDAIS
5.2 - CARACTERÍSTICAS DAS BROCAS
5.3 – TABELAS
5.4 - FORMAÇÃO DO CAVACO NA FURAÇÃO
5.5 - AFIAÇÃO DAS BROCAS HELICOIDAIS
5.6 - FORÇAS E POTENCIAS DE CORTE NA FURAÇÃO
5.7 - FORÇAS ATUANTES NO PROCESSO DE FURAÇÃO
5.8 - RESISTÊNCIA DA FERRAMENTA E MÁQUINA OPERATRIZ6 – ILUSTRAÇÃO 21

6.1 - PRINCIPAIS MOVIMENTOS NA FURAÇÃO
6.2 -TIPOS DE FURAÇÃO
6.3 - ESTRUTURA DE UMA FURADEIRA
6.4 - PRINCIPAIS MODALIDADES DE FURAÇÃO
6.5 - FERRAMENTAS ESPECIAIS USADAS NAS FURADEIRAS
6.6 - BROCAS DE SANGRAR DISCOS
6.7 - MANDRILAGEM, REBAIXO, ESCAREAÇÃO, CONTRA-PUNÇÃO E FACEAMENTO
6.8 - TIPOS DE MÁQUINAS DE FURAR
6.9 - FIXAÇÃO DE BROCAS
6.10 - FIXAÇÃO DASPEÇAS NA MÁQUINA DE FURAR

7 – CONCLUSÃO 29

8 – REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA 30

3 - INTRODUÇÃO


O processo de furação é um dos métodos mais antigos de usinagem de materiais e um dos mais utilizados na indústria manufatureira. A furadeira é uma máquina operatriz derivada dos antigos tornos mecânicos e junto com estes deram origem a outras máquinas operatrizes, como fresadoras eretíficas de cilindros. As furadeiras são primordialmente utilizadas para efetuar e fazer furos cilíndricos ou uma variante deste processo que é o alargamento de furos. Em geral, na indústria, grande maioria das peças, dos mais variados materiais (polímeros, madeira, metais, etc.), tem geralmente pelo menos um furo, e este são na maioria das vezes proveniente de um destes processos de furação.Diferente do torneamento, a rotação ocorre no eixo da ferramenta, com avanço perpendicular à superfície a ser furada. Operação de desbaste (provém fraco acabamento superficial), o processo de furação é usado em conjunto com grande parte dos processos de fabricação a fim de prover elementos de fixação, muitas vezes de importância secundária, ou pré-furos para acabamento através de outros processos(alargamento, brochamento).

Apesar do avanço ocorrido no desenvolvimento dos materiais das ferramentas de furação, tais como: brocas de aço rápido com revestimentos, brocas inteiriças de metal duro e brocas com pastilhas intercambiáveis de metal duro, mais da metade das operações de furação ainda são realizadas com brocas helicoidais de aço rápido.

Isto se deve principalmente às máquinasoperatrizes usadas para o processo, que não oferecem rotação e rigidez suficientes para que se possam usar materiais de ferramenta mais avançados.


4- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 – PARTES DE UMA FURADEIRA

As máquinas de furar, ou simplesmente furadeiras, consistem basicamente de uma árvore, que gira com velocidades determinadas, onde fixase a ferramenta. Esta árvore pode deslizar na direção...
tracking img