Trabalho de

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de
Ergonomia










SUMÁRIO



1. Introdução 4

2. Fundamentos da Ergonomia 5
2.1 Origem e Evolução da Ergonomia 5
2.2 Bases 5
2.3 Especialização da Ergonomia 6
2.4 Tipos de Ergonomia 7
2.5 Aplicações 8

3. Avaliação do posto de trabalho do aluno José Cláudio 9
3.1. Condições Ambientais 10
3.1.1. Conforto Térmico 10
3.1.2. Iluminação 10
3.1.3Ruído 11
3.2 Biomecânica 11
3.2.1. Esforço Físico 11
3.2.2. Mobiliário 12
3.2.3. Exigência Postural 13

4. Conclusão 14

5. Bibliografia 14


RESUMO : Este trabalho tem como objetivo apresentar uma avaliação dos riscos ergonômicos do posto de trabalho do aluno José Cláudio no departamento de controle de manutenção da Obra 181-ETE PMB da Construtora Barbosa Mello, que tem comoprincipal objetivo gerir as manutenções dos equipamentos pesados da empresa, empresa esta que trabalha no ramo de construção pesada, e de informar superficialmente alguns fundamentos da ergonomia.


1 INTRODUÇÃO

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de“conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador.
A Ergonomia é o conjunto de conhecimentos sobre o homem no ambiente de trabalho, utilizada para a concepção dos instrumentos, máquinas e sistemas técnico-organizacionais,baseados em critérios relacionados à saúde e à eficiência. Ela aponta soluções para os mais diversos problemas ocupacionais, sendo uma área que apresenta forte crescimento nos últimos anos.
A importância da Ergonomia e da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é crescente, devido ao surgimento constante de problemas inerentes ao uso de novas tecnologias e à operação de sistemas complexos. Assim, oergonomista é o profissional que atua na área de saúde, segurança, higiene, aplicação das normas regulamentadoras e na melhoria da qualidade e eficiência dos ambientes e sistemas de trabalho. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.

2 FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA
2.1 Origem e evolução da ergonomia

Não existeainda uma história, propriamente dita, sobre ergonomia.
O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. Jastrzebowski, que publicou um artigo intitulado “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”.
Quase cem anos mais tarde, em 1949, um engenheiro inglês chamado Murrel criou na Inglaterra a primeira sociedade nacionalde ergonomia, a “Ergonomic Research Society”. Posteriormente, a ergonomia desenvolveu-se em numerosos países industrializados, como a França, Estados Unidos, Alemanha, Japão e países escandinavos. Em 1959 foi fundada a “International Ergonomics Association”.Em 31 de agosto de 1983 foi criada a “Associação Brasileira de Ergonomia”.Em 1989 foi implantado o primeiro mestrado do país no PPGEP/UFSC.2.2 Bases

A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.
No Reino Unido, um ergonomista tem graduação em psicologia, engenharia industrial ou mecânica ou ciências da saúde, e usualmente grau de mestre ou doutor em disciplina relacionada. Muitas universidades oferecemmestrado em ciência, em ergonomia, enquanto algumas oferecem mestrado em ergonomia ou mestrado em fatores humanos. Os salários típicos dos graduados são de £18,000 a £23,000, aumentando para a faixa de £30,000 a £55,000 depois da idade de 40 anos. Os excelentes salários contribuíram para uma crescente comunidade de ergonomistas no Reino Unido. No momento existe já licenciatura em ergonomia através...
tracking img