Trabalho de vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

TRABALHO DE BIOQUIMICA

TEMA: VITAMINAS

ALUNA: CELLINA FEIJÓ SCHUAB

MATRICULA: 20090112127-7

PROFESSOR: CHRISTIANO BITTENCOURT MACHADO

NOVA FRIBURGO/2011

• O que são vitaminas?

As vitaminas são compostos orgânicos de extrema importância para o bom funcionamento do nosso metabolismo, porém, geralmente, não são produzidas por nosso organismo,sendo assim devem ser adquiridas na ingestão de alimentos. Esses nutrientes são requeridos em pequenas quantidades a uma série de funções bioquímicas, podendo agir como coenzimas ou como partes de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à nossa saúde.
Elas são classificadas em lipossolúveis ou hidrossolúveis. As primeiras tem um papel fisiológico separado e distinto, elasconstituem moléculas apolares hidrofóbicas, que são todas derivados isoprênicos. Não podem ser sintetizados em quantidades adequadas no organismo por isso devem ser fornecidas com a alimentação, e dependem da absorção normal de gorduras para serem absorvidas. Assim que absorvidas são transportados pelo sangue na forma de lipoproteínas ou ligadas a proteínas ligantes específicas, sendo armazenadas emvários tecidos corpóreos. Já as vitaminas hidrossolúveis são componentes do sistema de enzimas essenciais funcionando como cofatores em varias reações. Por serem solúveis em água excessos dessas vitaminas são excretados na urina e, desta forma, raramente se acumulam em concentrações toxicas. Pela mesma razão, seus depósitos são limitados e, consequentemente, devem ser fornecidas regularmente.
Asvitaminas podem ser encontradas em diversos alimentos em quantidades pequenas, por isso se deve ter uma dieta balanceada e variada, para evitar problemas devido a baixa ingestão de vitaminas (hipovitaminose), a falta total da ingestão (avitaminose) ou o excesso na ingestão (hipervitaminose), esta ultima mais comum nas vitaminas lipossolúveis, já que o excesso das hidrossolúveis são excretados pelaurina.

VITAMINA B1(TIAMINA)

A tiamina constitui-se de uma pirimidina substituída, ligada por uma ponte de metileno a um tiazol substituído. A tiamina quando ativada forma o difosfato de tiamina que é uma coenzima em reações enzimáticas nas quais uma unidade aldeídica é transferida. Sua atuação principal, assim, é no metabolismo energético de açúcares. É encontrada em carnes, cereais, nozes,verduras e cerveja. Mesmo em doses elevadas ela não é toxica, seu excesso é eliminado pelos rins, deixando a urina amarelada. A carência dessa vitamina pode levar a quadros de Bériberi e a encefalopatia de Wernicke. A sua carência é vista principalmente em alcoólatras desnutridos, ou em pessoas mal nutridas em países pobres. É classificada como vitamina hidrossolúvel.

VITAMINA B12 (COBALAMINA)A cobalamina apresenta uma estrutura em anel complexa, similar ao anel de porfirina, ao qual esta adicionado um íons cobalto em seu centro. É sintetizada exclusivamente por microorganismos, sendo armazenada no fígado na forma de metilcobalamina, adenosilcobalamina e hidroxocobalamina. Assim sua fonte principal é o fígado, mas pode ser encontrada em outras carnes. Essa vitamina necessita de umfator intrínseco (uma glicoproteína altamente específica), existente nos estômagos normais, para ser absorvida, por isso as cobalaminas produzidas pela flora intestinal não são absorvidas. Suas funções no organismo estão envolvidos na formação de hemácias e multiplicação celular. Vegetarianos estritos se encontram no grupo de risco de sofrerem problemas pela carência, porém como os microrganismosque infectam os alimentos também produzem essa vitamina assim suprindo a falta pela alimentação restrita. A carência de cobalamina pode levar a um quadro de anemia perniciosa. É classificada como vitamina hidrossolúvel.

VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)

A estrutura do acido ascórbico é reminiscente da glicose, a partir da qual é derivada na maioria dos mamíferos. A vitamina C ativa é o...
tracking img