Modelo de resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 6.ed. Rio de Janeiro: Dp&A, 2000. 173p.

Resenha
Miguel da Silva Rossetto – UPF – Passo Fundo/RS

O livro Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola, de Anísio Teixeira, repensa as reformulações e/ou renovações que às escolas sedestinam no longo de sua história. O autor apresenta algumas preocupações centrais ao se deter em analisar as transformações que ocorrem na vida da educação. Entre essas preocupações destaca-se a problematização sobre as justificativas dessas mudanças e a necessidade de pensarmos a relação educação e sociedade.
Anísio Teixeira foi grande incentivador da propagação das idéias do filósofonorte-americano pragmatista John Dewey. Inclusive, foi Anísio quem traduziu algumas obras de Dewey para o português e, portanto, um dos principais responsáveis pela introdução do pensamento deweyano no Brasil. O movimento da Escola Nova fundamenta-se na filosofia de Dewey, que, no Brasil, foi liderada por Anísio Teixeira.
Anísio, de imediato, tenta justificar as transformações na educação e, para isso,começa analisando o progresso humano. Os homens, as civilizações, estão em constante mudança, num constante devir, e a educação deve acompanhar essas mudanças, auxiliando a vida humana. Uma dessas mudanças significativas foi o avanço da ciência, que se tornou um fenômeno marcante na história da humanidade e da escola.
Tanto Dewey quanto Anísio percebem princípios da ciência que podem serrelevantes para uma proposta pedagógica. Um deles é a atitude espiritual do homem, que passa de uma atitude pacífica e amedrontada perante a natureza para uma atitude ativa, corajosa, confiante quanto àquilo que o cerca. O homem moderno acredita na sua capacidade de mudança.
O homem, ao criar a indústria, cria um meio eficaz para explorar o mundo, desenvolvendo de forma significativa as condiçõesmateriais humanas, pois o que o industrialismo desenvolve é aplicado à vida humana. Entretanto, é tarefa do próprio homem assumir a responsabilidade de negar ou privar as pessoas daquilo de negativo que esse processo pode causar, como por exemplo, a desintegração da família, a anulação do lazer, o domínio da máquina. Para isso, precisa-se de um homem mais capaz intelectualmente de usar sua liberdade,sua compreensão.
O progresso científico não permitiu somente uma mudança no aspecto material da vida humana, mas também na própria concepção dos homens sobre a vida. A ciência moderna permite que o homem se veja como uma individualidade capaz de criar, de explorar, e como uma individualidade com condições de ser responsável pela vida social. A personalidade e a cooperação são ingredientesgeradores da democracia social. É justamente esse aspecto democrático para a vida social que a filosofia de John Dewey pretender articular.
Entretanto, a democracia social depende que os homens sociais tenham liberdade e condições suficientes para tratar de sua liberdade. Dessa forma, Anísio questiona a forma como a passagem de uma educação tradicional para uma educação mais liberal tratou a liberdadehumana. A “educação tradicional” podava de forma extrema a manifestação da inteligência, da criatividade do homem; tudo o que era ditado aos educandos tornava-se verdade absoluta, autoritária, dominadora, isso tanto no sentido cognitivo quanto no sentido moral. Assim, a ação humana é limitada. Apesar de criticar essa espécie de educação, o autor questiona uma postura totalmente antagônica, queseria a adoção da liberdade pela liberdade e, portanto, a efetivação das vontades individuais de forma radical. Então,

passar daí para o domínio da escola onde não se faz senão o que der na veneta, onde tudo seja prazer no sentido pejorativo e flácido desse termo, seria substituir o regime do compulsório, desagradável e deseducativo da escola tradicional pelo regime do...
tracking img