Trabalho de usabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Interface

Sistema: SIARE – Sistema administrativo de registro de estágios.

Equipe: Jorge Martins, Raphael Borges e William di Domenico.

Data: 18 de maio de 2011.

Resumo

Neste trabalho foi feita uma análise do uso do Siare. Foi identificado quem são os usuários, como eles usam o sistema, quais são os seus equipamentos (por exemplo: o tamanho de seus monitores) e como é oambiente onde estão. Para se chegar a estes resultados, foram analisadas as respostas de questionários distribuídos aos usuários.

Sumário

1. Descrição do Sistema de Software

De acordo com o próprio site, “O SIARE-Estudante é um sistema administrativo da UFSC que deve ser usado por estudantes de graduação e de ensino médio da UFSC para solicitar o registro de estágio na base de dados daUFSC”[1].

A função do sistema é gerenciar o pedido de estágio, neste contexto estão inclusos solicitar o registro do estágio, verificar a situação, cancelar o registro do estágio, ver relação dos estágios concluídos e impressão de documentos para viabilizar o estágio.

2. Análise

2.1 Levantamento de Dados

2.1.1 Definição

O objetivo deste estudo visa conhecer as necessidades dosusuários que utilizam o site do sistema SIARE de modo a possibilitar melhorias na aplicação e fornecer maior satisfação aos usuários. Precisamos para tanto reconhecer as principais necessidades e deficiências que estes usuários enfrentam ao utilizar o SIARE, além de identificar o ambiente onde os usuários estão inseridos e equipamentos utilizados. Através destas informações iniciais, será possívellevantar os requisitos de usabilidade para projetar melhorias ou uma remodelação na interface oferecendo melhor qualidade ao serviço prestado. Para alcançar estas informações iniciais estaremos realizando uma pesquisa com os usuários do sistema SIARE

2.1.2 Planejamento

Para iniciar a pesquisa é necessário definir o domínio do estudo. No caso deste estudo, identificamos todos os alunos da UFSC comousuários do SIARE e conseqüentemente objetos de estudo. Como existe um grande número de usuários, que servem como fonte de dados para a pesquisa, planejamos a elaboração de um questionário que pudesse ser aplicado e respondido de forma simples por alunos de diferentes contextos dentro da universidade, refletindo as principais características e dificuldades dos usuários do SIARE. Com base narealização desta coleta de dados é possível definir os tipos de personas existentes e elencar com os dados reais coletados.
2.1.3 Execução

Após definirmos a utilização do questionário por ser mais abrangente e desta forma coletar uma maior variedade de dados, realizamos a confecção do questionário com uma série de perguntas simples e objetivas para realizar a analise posterior dos dados maisimportantes para realização do estudo. A partir disso, iniciamos a coleta dos dados. Distribuímos uma parte dos questionários pessoalmente entre os alunos do curso de Sistemas de Informação, além de ser enviado via meio eletrônico aos alunos dos centros CTC, CCA e CFH.


2.1.4 Análise e Interpretação

O resultado da aplicação dos questionários foi analisado entre os elementos do grupo. Abordamos emgrupo o tema e agrupamos as respostas semelhantes interpretando os dados e correlacionando com as deficiências reconhecidas na etapa 1 desta analise. Tentarmos identificar o motivo das respostas e identificar a causa destas respostas. Com base nos dados coletados foi possível identificar diversas necessidades com base nos diferentes tipos de usuários do sistema.

2.2 Resultados da análise2.2.1 Descrição de usuários

Através dos dados recolhidos encontramos bascamente dois tipos de usuários que utilizam o sistema:

Persona 1 : Trata-se de um estudante do campus universitário, cursando as primeiras fases de sua graduação. Pelo fato de estar iniciando no curso, também está iniciando sua vida profissional e, portanto, necessita realizar estágios curriculares. Um usuário,...
tracking img