Viabilidade economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

ONEDES BRUNO LOPES DE SOUZA

organização,pessoas e mercado

Brasília de Minas
2011

Onedes bruno Lopes de souza

organização,pessoas e mercado

Trabalho apresentado ao Curso(Bacharel em Administração) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas[ AnáliseContábil,Diagnóstico Organizacional, Tópicos Especiais em Administração e Gestão de Pessoas I].

Professores : Marcelo Tarifa
Rinaldo Lima
Adriana Rampazzo
Henry Nonaka

Brasília de Minas

2011

ESTUDO DECASO DA EMPRESA PAGUE BEM – LTDA

1. Introdução

O trabelho tem por objetivo a analise da situação da empresa Pague Bem – LTDA, que atua no ramo industrial de calçados a fim de sanar possíveis duvidas do seu proprietário o Sr. Matos Silva a cerca da real saúde financeira, da gestão de pessoas e do seu papel no mercado.

2. Desenvolvimento

Como o intuito éauxiliar o Sr. Matos e colocá-lo um pouco mais interado a respeito de administração de empresas, para o desenvolvimento do trabalho usaremos como base de informação o Balanço patrimonial e a D.R.E do exercício social do ano de 2010, analisando dados conhecidos como Índices de Liquidez que tem como objetivo avaliar a capacidade de pagamento das exigibilidades o que interessa ao Sr. Matos, aoscredores na avaliação dos risco na concessão de novos créditos e analise da perspectiva de recebimento dos créditos já concedidos. Vejamos os índices:

1. - Liquidez Corrente

Para compreendermos um pouco melhor, liquidez corrente é a Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos,impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente, como Ativo Circulante e Passivo Circulante.
A partir do resultado obtido poderemos fazer a seguinte análise:
2.1.1 - Maior que 1: Resultado que demonstra folga, disponível para uma possível liquidação das obrigações.
2.1.2 - Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações acurto prazo são equivalentes.
2.1.3 - Se menor que 1: Não haveria disponibilidades suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.
No caso em questão o resultado obtido com a análise dos dados da empresa Pague Bem – LTDA chegamos ao seguinte resultado:
Liquidez Corrente= Ativo Circulante÷Passivo Circulante
LiquidezCorrente= 887.200÷403.100
Liquidez Corrente= 2,20 ou 220%
O índice 2,2 indica que os créditos e bens do ativo circulante correspondem a mais de duas vezes o valor das dividas de curto prazo, ou seja, para cada R$1,00 de dívida, a companhia dispõe de R$2,20 no ativo circulante.
Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudodos índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices. Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores.2. – Liquidez Seca

Este índice é utilizado para avaliar a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo sem considerar os estoques que dependendo do tipo possuem uma liquidez mais lenta.
O calculo deste índice é feito a partir do seguinte calculo:
Liquidez Seca= Ativo Circulante – Estoques÷Passivo Circulante
Liquidez Seca=...
tracking img