Lingua francesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA MONOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
Uma monografia é um estudo, uma descrição de um tema particular, e tem como objectivo comunicar através da escrita. Pressupõe um trabalho de aprendizagem e compreensão prévia dos assuntos sobre que se vai escrever (não se deve utilizar designações ou fazer afirmações que não sejam do nosso conhecimento e entendimento (ex.: siglas, nomes de doenças ou sintomas,etc)). A estrutura aparece como uma ferramenta que “organiza” as ideias que geram a monografia, um todo, e que ajuda a “dispor” as suas diferentes partes, tornando o todo cuidado, claro e consistente e, assim, capaz de comunicar. Definir e impor uma estrutura a um conjunto de ideias são tarefas muitas vezes complicadas, exigem organização mental. Este texto pretende dar a conhecer as diferentes partesque devem constituir uma monografia e sugerir modos de estruturar. Pretende contribuir para que os autores vejam cumprido o objectivo com que elaboram a monografia: comunicar um tema.

2. ESTRUTURAÇÃO
Vários autores defendem que a estrutura de uma monografia pode ver-se dividida nas seguintes partes:

Elementos pré-textuais 1. capa 2. agradecimentos 3. resumo 4. índice 5. lista de tabelas,figuras, gráficos 6. lista de abreviaturas

Elementos textuais 7. introdução 8. desenvolvimento 9. conclusão

Elementos pós-textuais 10. adenda 11. bibliografia 12. glossário 13. contra-capa

Os elementos fundamentais para a estruturação de uma monografia aparecem realçados no diagrama e vão ser analisados individualmente.

1

2.1. A capa É o rosto do trabalho. Dá uma primeira impressãoao leitor, descrevendo o tema através de um título simples e elucidativo e identificando o autor. Deve conter: • nome da instituição pela qual se elabora o trabalho; • título da monografia; • nome do autor e outra identificação que se considere relevante, como por exemplo a turma; • nome da disciplina; • local e a data. Tome-se como exemplo, o seguinte:
Instituto tecnico-p r o f i s s i o n a l de a r t e s a n a t o d o Porto

T a p e t e s d e Arroiolos

A n t ó n i o Costa T u r m a 11 D i s c i p l i n a d e Trabalhos Manuais Porto , 1 8 d e M a i o de 2002

Depois da capa, pode haver uma página com os agradecimentos a pessoas que tenham de algum modo contribuído para a elaboração do trabalho. O resumo pretende, em poucas palavras e em traços muito gerais, revelar ao leitor oobjectivo e algumas características teóricas e experimentais do trabalho. Os “agradecimentos” e o “resumo” são elementos habitualmente utilizados em trabalhos mais elaborados, e não se justificam numa monografia simples.

2

2.2. O índice É ainda um elemento pré-textual que antecede o corpo principal da monografia. Consiste numa lista dos conteúdos do trabalho e é fundamental para que o leitorpossa orientar-se e recorrer apenas a partes pontuais do trabalho, se assim o desejar. Deve conter as designações de todos os capítulos e subcapítulos da monografia, organizadas por ordem de aparecimento e identificadas com o número da página em que se encontram. O número da página deve seguir-se à designação e todos os números de página devem estar alinhados do lado direito da página. Aoselementos não textuais (pré e pós-textuais) pode ser associada paginação em numeração romana. Exemplo: ÍNDICE LISTA DE ABREVIATURAS________________ INTRODUÇÃO___________________________ 1. Os materiais______________________ 1.1. A Tela________________________ 1.2. A lã__________________________ 1.3. As ferramentas________________ 2. O Ponto___________________________ 2.1. Ponto em linha________________2.2. Ponto em diagonal_____________ 2.3. Cantos________________________ 3. A composição final 3.1. As cores______________________ 3.2. O desenho_____________________ CONCLUSÃO____________________________ ADENDA_______________________________
BIBLIOGRAFIA ________________________________

I 01 01 02 02 03 04 04 05 06

07 07 08 II
III

Após o índice pode incluir-se uma listagem de tabelas,...
tracking img