Trabalho de teorias demograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Nesse tra

Teorias demográficas:
Ao longo dos tempos varias teorias foram criadas para tentar explicar o crescimento da população, dentre elas podemos destacar três e que sãoprofundamente inter-relacionadas: a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista.

Malthusiana:
Malthus afirmava que população cresceria em progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...) enquanto aprodução de os alimentos em progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...).
Nos países que se industrializaram, a produção de alimentos aumentou e a população que migrava do campo encontrava na cidadeuma situação socioeconômica e sanitária muito melhor. Assim, a mortalidade foi se reduzindo e o índice de crescimento tenderia se a seguir o ritmo de progressão geométrica, a produção de alimentoscresceria segundo uma progressão aritmética. Assim, a população tenderia a crescer além dos limites de sua sobrevivência, e disso resultaria a fome e a miséria.
Diante dessa constatação e para evitar umacatástrofe, Malthus propôs uma “restrição moral” aos nascimentos, o que significaria: proibir o casamento entre pessoas muitos jovens; limitar o número de filhos entre as populações mais pobres;elevar o preço das mercadorias e reduzir os salários, a fim de pressionar os mais pobres; elevar o preço das mercadorias e reduzir os salários, a fim de pressionar os mais humildes a ter uma prolenumerosa.
Ao mostrar suas idéias, Malthus desconsiderou as possibilidades de aumento da produção agrícola como o avanço tecnológico. E por isso aos poucos esta teoria foi caindo em descrédito de desmentidapela própria realidade.
Algumas bases da teoria de Malthus :
 O individuo só deveria casar se para isso não tivesse que diminuir seu padrão de vida
 O individuo só deveria ter o número de filhosque pudesse sustentar sem o auxilio do Estado.
 Após conceber os filhos sustentáveis deveria praticar abstinência.
 Malthus era pastor protestante e defendia o princípio bíblico da não utilização de...
tracking img