Trabalho de teologia do novo testamento i - reino, igreja e salvação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAULO DE TARSO FARIA DANTAS















REINO – IGREJA – SALVAÇÃO
SINÓTICOS –JOÃO



















CABO FRIO – 2012
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DA REGIÃO DOS LAGOS











REINO – IGREJA – SALVAÇÃO
SINÓTICOS – JOÃO
























CABO FRIO 2012
REINO – IGREJA – SALVAÇÃO
SINOTICOS E JOÃO

As diferenças entre os EvangelhosSinóticos e o Evangelho de João se dão principalmente por causa dos contextos distintos nos quais foram escritos sem que isso constitua uma diferença na sua mensagem.
Os Evangelhos Sinóticos foram escritos entra as décadas 40 e 60 e tinham como objetivo principal registrar a memória dos ensinos e dos feitos principais de Jesus Cristo. Já o Evangelho de João, escrito durante a década de 90, tinhacomo objetivo principal transmitir a interpretação correta da memória de Jesus diante das primeiras heresias que estavam infiltrando a Igreja.
Então as diferenças entre os Evangelhos servem para complementar o relato um do outro e não para transmitir mensagens distintas acerca da vida e da obra de Jesus Cristo.


REINO DE DEUS
O projeto histórico do Reino de Deus provou ser capaz desobreviver até mesmo ao colapso da Guerra judaico-romana, inspirando a religião cristã e movendo a esperança daqueles primeiros seguidores de Cristo que viviam na Palestina do século I. O Reino de Deus, conforme revelado nos Evangelhos, concorda a erudição moderna, constituía o centro da mensagem de Jesus. O relato de Marcos demonstra que Jesus iniciou seu ministério falando do Reino: “Depois deJoão ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1.14-15). Na ótica de Mateus, o resumo do ministério de Jesus está em 4.23: “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidadesentre o povo”
Nos Evangelhos, a expressão “Reino de Deus” (basileia tou theou) aparece 51 vezes, sendo 4 em Mateus, 14 em Marcos, 31 em Lucas e 2 em João. A expressão “Reino dos Céus” (basileia tôn ouranôn) aparece somente em Mateus em 32 ocorrências. [9].
A palavra basileia  (Hebraico – malkuth) significa basicamente governo, domínio, poder real. O conceito espacial – ou seja, geográfico –é secundário. No Antigo Testamento e no judaísmo rabínico, o Reino de Deus possui uma dinâmica tal que não é possível restringi-lo ao eschaton, mas denota uma realidade também presente. Conforme G. E. Ladd Deus já é o Rei, mas ele também precisa tornar-se Rei. (www.arminianismo.com).
 Isso significa que, embora indiscutivelmente Deus seja Rei, ele ainda há de manifestar sua soberania real nomundo dos homens. Já a expressão “Reino dos Céus” tem provocado algumas especulações. Em alguns círculos evangélicos têm-se adotado a postura que leva a uma diferenciação entre o Reino de Deus e o Reino dos Céus, sendo este último uma referência ao Reino teocrático terreno conforme prometido a Israel no Antigo Testamento. Visto que Israel rejeitou o domínio de Deus não aceitando seu Messias, Jesusintroduziu uma nova mensagem, oferecendo descanso e serviço para todos os que cressem, começando assim uma nova família de fé que participará do Reino de Deus futuro.
Não creio ser essa diferenciação plausível. O “Reino dos Céus” é uma expressão semítica, na qual a expressão “céus” (ouranos) está sendo usada para substituir o nome divino – Deus.
Em Lucas 15.18, no relato do chamado“filho pródigo”, temos um exemplo disso. Ali quando diz “Pai pequei contra o céu e diante de ti” está claro que “céu” substitui Deus. É contra Deus que o filho está dizendo ao pai que pecou. Para Ladd desde que a tradição dos Evangelhos mostra que Jesus não criticou de modo consistente a palavra “Deus”, isto é, o uso do nome divino – Deus é possível que o “Reino dos Céus” seja uma expressão nativa...
tracking img