Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Iluminismo, Ilustração ou Século da Luzes (Século XVII e XVIII).
O Iluminismo foi uma filosofia que combatia o Antigo Regime ( Absolutismo e Mercantilismo), e pregava a liberdade econômica, a liberdade política e a igualdade jurídica. Seus ideais conquistaram principalmente a burguesia e influenciaram importantes acontecimentos como a independência dos Estados Unidos, a RevoluçãoFrancesa, e no Brasil, a inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates.
Os filósofos iluministas foram influenciados pelo renascimento, pois os pensadores renascentistas valorizavam a razão, a experimentação, observação e a investigação na produção do conhecimento. Assim baseado nas concepções de René Descartes, ou nas descobertas do físico Isaac Newton, os iluministas negavam que a natureza eraregida por Deus. Para eles, as forças da natureza eram regidas por leis físicas. Os iluministas valorizavam as ciências e combatiam o fanatismo e as crenças religiosas.

1.Principais Características do Iluminismo:
Racionalismo
Liberdade
Anticlericalismo. É importante lembrar que a oposição ao clero se dava, pois a igreja sustentava o poder absoluto dos reis, e que era negado pelos iluministas.2. Principais representantes do Liberalismo Político.

Voltaire: Combatia a ignorância, a supertição e, o fanatismo religioso. Teceu duras críticas ao clero religioso.
Montesquieu: Escreveu o “ O Espírito das Leis”. Nesse livro, o pensador criticou a monarquia absolutista e defendeu a tripartição dos poderes: Executivo, Legislativo e judiciário.
Rousseau: Pregava que a propriedade privadaera a razão das desigualdades sociais. Escreveu a obra “O Contrato Social”, no qual defendeu uma sociedade democrática, baseada na igualdade entre os indivíduos e no respeito ao que chamava de “vontade geral”.
Diderot e D’Alembert: Foram os responsáveis pela Enciclopédia, obra na qual reuniram o conhecimento produzido no período.
3. Liberalismo Econômico:
Os iluministas condenavam a intervençãodo Estado na economia. Pregavam a liberdade econômica e a formação de um mercado livre. Para os iluministas a intervenção do Estado na economia limitava o desenvolvimento das atividades econômicas.
Os primeiros economistas a adotar essas idéias foram os fisiocratas (governo da natureza). Dentre os principais fisiocratas podemos destacar Quesnay e Gournay ( laissez faire, laissez passer: deixaifazer, deixai passar.)
Outro economista que foi fortemente influenciado pelas idéias iluministas foi Adam Smith, que escreveu “A Riqueza das Nações”. Nessa obra, Smith defendeu que o trabalho era a base de toda a riqueza. O economista ainda era favorável ao trabalho livre, assalariado e contrario ao protecionismo, ao sistema colonial e a excessiva intervenção do Estado na economia.

4.DespotismoEsclarecido.
Com o crescimento das idéias absolutistas, muitos reis passaram a governar adotando os princípios dos iluministas. Contudo, esses reis continuaram a ser centralizadores, e não abandonaram totalmente as práticas mercantilistas. O despotismo foi adotado nos países da Europa Oriental, Portugal e na Espanha. Por exemplo, em Portugal, o representante do despotismo foi o Marques dePombal.

Resumo: A Revolução Francesa (1789)
1.A França antes da Revolução:
No final do século XVIII, a economia francesa ainda era essencialmente agrícola, e 80% da sua população residia no campo.
Em 1778, uma profunda crise econômica se abateu sobre os franceses. A crise econômica estava relacionada aos gastos do governo francês com guerras (Guerra dos Sete Anos, Guerra da Independência dosEstados Unidos), com a extensa burocracia, e aos gastos da corte do rei Luis XVI. Além disso, neste ano, os franceses enfrentaram um violento inverno, que destruiu as plantações, acarretando o aumento dos preços dos alimentos, e, portanto, agravando mais ainda a fome e, a miséria do povo francês.
Nesse período, a sociedade francesa era estamental, isto é, dividida em estados ou ordem. Vejamos a...
tracking img