Trabalho de tcc iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA OBJETIVA

LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO 1 Posso tomar banho após a refeição? Tomar banho frio ou entrar numa piscina depois de ter comido não oferece riscos. O que não se deve fazer é qualquer tipo de exercício físico intenso, como nadar ou surfar. Isso desvia o sangue do estômago para os músculos que estão trabalhando. Após as refeições, boa parte do seu sangue vai para o estômago e ointestino a fim de realizar uma digestão adequada. Ao praticar esportes depois de comer, a pessoa fica com dificuldades na digestão e acaba passando mal (enjôo, suor frio e tontura). Tomar banhos longos e quentes dilata os vasos sangüíneos da pele e também acaba desviando o sangue do estômago. (Marcelo Duarte – O guia dos curiosos) 01 - “Posso tomar banho depois de uma refeição?”; segundo o texto, amelhor resposta para essa pergunta é: (A) (B) (C) (D) Sim, pois isso nenhum mal faz; Sim, pois a digestão se processa normalmente; Não, pois isso traz problemas graves; Sim, mas é desaconselhável, pois os exercícios físicos prejudicam; (E) Sim, desde que não sejam demorados e com água quente. 02 - Os atos de nadar e surfar são citados no texto como: (A) (B) (C) (D) (E) exemplos de exercícios que devemser evitados; atos que em nada prejudicam; atividades que auxiliam na digestão; prejudiciais ao desenvolvimento físico; causadores de problemas nos intestinos.

04 - “Tomar banho frio ou entrar numa piscina depois de ter comido não oferece riscos.”; essa afirmação inicial, segundo o texto, não está totalmente completa, pois para isso é preciso que o ato de tomar banho frio ou entrar numapiscina: (A) (B) (C) (D) (E) só ocorra após refeições leves; aconteça somente após o almoço e não após o jantar; não envolva exercício físico intenso; não se destine a nadar ou surfar; se destine a trabalhos de recuperação física.

05 - Entre as frases abaixo, aquela que modifica o sentido da frase inicial do texto é: (A) Não oferece riscos tomar banho frio ou entrar numa piscina depois de ter comido;(B) Não oferece riscos entrar numa piscina ou tomar banho frio depois de ter comido; (C) Entrar numa piscina ou tomar banho frio depois de ter comido não oferece riscos; (D) Entrar numa piscina depois de ter comido ou tomar banho frio não oferece riscos; (E) Depois de ter comido, entrar numa piscina ou tomar banho frio não oferece riscos. 06 - O antônimo da palavra sublinhada corretamente indicadoé: (A) (B) (C) (D) (E) “...exercício físico intenso...” = leve; “...boa parte de seu sangue...” = má; “Após as refeições...” = depois de; “...dilata os vasos sangüíneos...” = amplia; “...uma digestão adequada.” = imprecisa.

03 - Pela leitura do texto, a resposta dada pelo autor se apóia em: (A) (B) (C) (D) (E) dados resultantes de pesquisas; informações de autoridades médicas; conhecimentospessoais do autor; opiniões superficiais de caráter popular; depoimentos de autoridades da área da saúde.

07 - O segmento entre parênteses – enjôo, suor frio e tontura – representa: (A) as causas de quem pratica esportes depois de comer; (B) exemplos de problemas derivados da prática de esportes após as refeições; (C) conseqüências de quem toma banho quente e demorado antes de comer; (D)exemplificação de exercícios intensos; (E) males resultantes da não obediência dos conselhos médicos.

REALIZAÇÃO

2

www.pciconcursos.com.br

PROVA OBJETIVA

08 - As dificuldades na digestão, fisicamente falando, derivam do (da): (A) (B) (C) (D) (E) os músculos estarem trabalhando; enjôo, suor frio e tontura; mudança de temperatura do corpo; desvio do sangue de sua tarefa digestiva; excesso desangue no aparelho digestivo.

12 - Segundo a lei 8.080 de 19/09/90 (Lei Orgânica da Saúde), são critérios para o estabelecimento de valores a serem transferidos a estados, Distrito Federal e municípios: (A) desempenho técnico, econômico e financeiro no período atual; (B) perfil epidemiológico da população a ser coberta; (C) participação paritária dos usuários no conselho de saúde; (D)...
tracking img