O bpc para idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

O Núcleo Docente Estruturante em Serviço Social, no uso de suas atribuições e:


Considerando que o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é uma exigência curricular para a obtenção do Diploma de Bacharel em Serviço Social, nos dois últimos anos do curso o discente deverá produzir um Trabalho Monográfico, que por sua vez é a síntese de seuprocesso de formação profissional.
Considerando que o TCC deve ser compreendido como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, sendo um momento de expressão da sua totalidade.
Considerando que o TCC é o trabalho no qual o discente sistematiza o conhecimento resultante das indagações geradas a partir da experiência de estágio, da formação teórica, da iniciação científica, da extensãouniversitária, bem como da própria profissão e que esse processo realiza-se dentro de padrões e exigências metodológicas e acadêmico-científicas.

Resolve e institui a Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social:


DAS DIRETRIZES PRELIMINARES


Art. 1º. O presente regulamento objetiva normatizar o Trabalho Monográfico como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) comoatividade obrigatória para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário de Jales - UNIJALES.

Art. 2º. A elaboração do TCC consiste em uma pesquisa individual, ou em dupla a cerca de qualquer temática social desde que seja vinculada ao Serviço Social.

Art. 3º. O TCC será desenvolvido pelo aluno sob a orientação de um professor do Curso de Serviço Social ou outroindicado pelo aluno desde que tenha experiência comprovada na área de pesquisa escolhida pelo discente.

Art. 4º. Para gerenciar, implementar e dar acompanhamento ao processo de orientação, execução e defesa, será instituída uma Comissão de TCC composta obrigatoriamente pelos docentes de Pesquisa em Serviço Social, Metodologia do Trabalho Científico em Serviço Social, Coordenação de Curso, umprofessor orientador e dois representantes discentes, sendo um do 3º. e um do 4º. ano, escolhidos pelos seus pares.

DAS COMPETÊNCIAS

Art. 5º. Compete à Comissão de TCC:

I. Supervisionar a elaboração e implementação do Plano de Trabalho dos professores orientadores.
II. Acompanhar e avaliar as atividades e/ou decisões dos professores orientadores de TCC;
III. Atuar junto aos professores da áreade Metodologia do Trabalho Científico em Serviço Social e Pesquisa em Serviço Social, especialmente os orientadores do TCC, na supervisão da adequação do conteúdo das referidas disciplinas desta área às exigências do Trabalho de Conclusão de Curso;
IV. Convocar e realizar reuniões periódicas com os professores orientadores e/ou alunos;
V. Organizar formalmente e em tempo hábil as bancasexaminadoras e as datas de defesa;
VI. Decidir sobre alteração deste regulamento, bem como de resolução de casos omissos.

Art. 6º. Compete aos professores orientadores:

I. Dedicar a cada orientando, no mínimo, duas horas no mês no período de março à outubro, distribuídas e realizadas em datas definidas pelo orientador, em processos pedagógicos extras, conforme a necessidade e etapa dotrabalho;
II. Fixar um horário para orientação diferente ao horário de aula;
III. Entregar o Formulário de Orientação, contendo freqüência e avaliação mensal dos alunos que será agregada à nota bimestral da disciplina Metodologia do Trabalho Científico em Serviço Social;
IV. Definir, ao final do processo de elaboração do TCC, suas condições de apreciação pela Banca Examinadora;
V. Sercriterioso quanto à “cópias”, plágios e não respeito às orientações da Lei sobre direitos autorais.
VI. Verificar se o trabalho ajusta-se às normas técnicas de apresentação escrita. Se houver necessidade, solicitar ao aluno que submeta o trabalho a revisão ortográfica por professor de Língua Portuguesa;
VII. Participar como membro nato e presidente, das bancas de defesa de seus orientandos;
VIII....
tracking img