Trabalho de sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Casas Ecologicamente Correta

Antes de começarmos a falar sobre casas ecologicamente corretas, temos que entender o sentido o conceito da palavra sustentabilidade.
“Sustentável, adj. que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, por longo período”. (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)
No livro As Conexões Ocultas, Fritjof Capra, renomado físico e teórico,nos informa que o conceito de sustentabilidade foi criado no começo da década de 80 por Lester Brown, fundador do Instituto Worldwatch, que definiu a sociedade sustentável como aquela que é capaz de satisfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência das gerações futuras.
Capra ainda nos relata que alguns anos depois, o relatório da comissão mundial do meio ambiente edesenvolvimento, o famoso “Relatório Brundtland”, usou a mesma definição para apresentar a noção de desenvolvimento sustentável: a humanidade tem a capacidade de alcançar o desenvolvimento sustentável – de atender as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.
Assim nasciam as primeiras definições de sustentabilidade, esse novoconceito surgiu em virtude da busca existente em solucionar os problemas ocasionados pela exploração descontrolada dos recursos naturais, ao longo da história da humanidade; tornando-se cada vez mais evidente nas últimas duas décadas, a gravidade das conseqüências das explorações predatórias da natureza. Quando se aborda sustentabilidade, deve-se considerar a interdisciplinaridade do seu conceito. Asustentabilidade abarca várias áreas do conhecimento humano, dentre elas a mais lembrada talvez seja a ambiental.
A sustentabilidade ambiental responde diretamente pela preservação e conservação do ambiente, de forma que o desenvolvimento não agrida o meio ambiente. O desenvolvimento atual vem gerando enormes impactos ambientais. Para que a sustentabilidade em si se aplique, há a necessidade de queconhecimentos fragmentados sejam integrados. Na sustentabilidade, os aspectos ambientais devem ser tão relevantes quanto os aspectos técnicos e econômicos, bem como os aspectos de estética e conforto.
Em pleno século XXI, a sociedade vem trabalhando fortemente por está causa. Há vários projetos de casas construídas a partir de produtos reciclados como as casas feitas de garrafas PET ou de vidro.As pessoas estão procurando diversas maneiras de contribui com a preservação do meio ambiente, pois todos nos queremos que as gerações futuras possam ter algo de bom para desfrutar.
Este trabalho tem como foco, informar as pessoas de como elas podem estar construindo ou reformando suas casas, respeitando o meio ambiente

Mas como aplicar a sustentabilidade em casa?
Como tornar algo triviale corriqueiro um conceito tão “etéreo” para muitos seres humanos que têm pouca (ou nenhuma) instrução e são absolutamente dotados dos mais variados problemas e carências que se pode imaginar. Como levar a quem nada tem a importância de se conservar algo para as gerações futuras?
Talvez; aplicar a sustentabilidade em casa seja algo intangível demais para essas pessoas. Mas, com paciência eexplicando pelo lado mais interessante para elas: o econômico; seremos capazes de fomentar o seu desejo, a sua colaboração e seu total empenho na formação de uma cultura de sustentabilidade doméstica muito mais rapidamente.
Basta que essas pessoas entendam que podem retirar do que normalmente abandonavam na natureza para se degradar por dezenas ou milhares de anos; algum tipo de lucro e de potencialeconômico que possa melhorar suas vidas agora. Entender as sutilezas de garantir a sobrevida das futuras gerações pode ser extremamente difícil para alguém que acorda faminto e vai dormir desesperançado e com mais fome ainda. Portanto, aplicar a sustentabilidade em casa pode ser também uma nova forma de lucrar. Aqui e agora.
Sem dúvida, conseguir esse entendimento será vencer o desafio da...
tracking img